• Caminhada neste sábado marca o Maio Roxo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2018 12:00

    Dentre as campanhas realizadas neste mês está o Maio Roxo: movimento que reúne pacientes que sofrem de doenças inflamatórias intestinais em ações de conscientização em todo o país. Em Petrópolis, será realizada uma caminhada, neste sábado,pelas ruas do Centro Histórico, reunindo conhecimento e informações a respeito das doenças de Crohn e Retocolite ulcerativa. 

    Segundo o gastroenterologista José Francisco da Silva Vieira, o problema é crônico e não tem um único agente causador. Ambas doenças podem surgir diante de fatores imunológicos e hereditários, além de serem potencializadas com os hábitos da população. “A alimentação inadequada, o uso de muitos antibióticos durante a primeira infância e a ingestão de carboidratos em excesso, podem ser, em determinado momento, um gatilho para iniciar um quadro da doença”, explica. A doença de Crohn acomete regiões digestivas que variam da boca ao ânus, já a retocolite ulcerativa, atinge apenas o cólon e o reto. Os sintomas podem ser caracterizados por dores abdominais leves ou agudas, além de diarreias constantes, emagrecimento e até problemas na pele e articulações. De acordo com o especialista, o problema vem aumentando em todo o mundo. “Em cada cem mil habitantes, em média, até sete pacientes desenvolvem a doença. Tenho visto os casos se intensificando também aqui na cidade”, pontua o médico.

    O professor Eduardo Mazzeu detectou o problema em 2009 após uma febre persistente durante quatro dias. Ele diz que estranhou não ter nenhum outro sintoma aliado e chegou a ter suspeita de crise de apendicite. Após a detecção da doença de Crohn, iniciou os tratamentos e diz que atualmente consegue levar uma vida normal e sem muitas restrições. O paciente alerta sobre a importância do acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

    O Reto Crohn Petrópolis está na organização do evento pelo sétimo ano consecutivo e vai se reunir no sábado às 13h30 na Praça da Liberdade. Ao longo da tarde, pontos como Avenida Koeler, Rua da Imperatriz, 16 de Março e Dr. Nelson de Sá Earp, serão percorridos pelos participantes. Ao término da programação, haverá show do grupo musical Dó, Ré, Mi, além de sorteio de brindes para o público. 

    Últimas