• Caminhada do Outubro Rosa acontece neste sábado em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Este ano o encerramento da atividade será no Palácio de Cristal

    27/10/2023 13:10
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Caminhada do Outubro Rosa será realizada neste sábado (28), em Petrópolis, tendo seu ponto de partida na Catedral São Pedro de Alcântara, às 14h. De lá, o movimento segue pela Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, Rua Dr. Nelson de Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade, Rua Roberto da Silveira, até o Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá, onde o trajeto é finalizado.

    A campanha, que teve início em 2009, ficou dois anos suspensa por conta da pandemia, e agora está em sua 13ª edição. Este ano, tem como slogan “Colorindo vidas com amor e solidariedade”.

    No dia da caminhada, os interessados poderão adquirir a camisa do Outubro Rosa em troca de 1kg de alimento não perecível.

    “É muito importante ressaltar que as pessoas podem doar mais de 1kg de alimento no dia da caminhada e que as doações são individuais. Também vale a pena pontuar que os alimentos arrecadados serão utilizados na Casa de Apoio e na montagem das cestas básicas de novembro e dezembro, distribuídas para as famílias assistidas pela APPO”, ponderou Ana Cristina Mattos, presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

    Sobre a caminhada

    A primeira edição do evento “Saúde da mama, uma nova caminhada”, foi realizada em 2009 visando à conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

    Com a campanha, a APPO promoveu uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público, principalmente com relação ao conserto de um mamógrafo que estava parado há quase três anos no Centro de Saúde, além da conscientização feita há mais de 1.450 pessoas em palestras sobre o assunto.

    A caminhada contou com a participação de cerca de 2.500 pessoas e foi realizada no centro histórico da cidade de Petrópolis, com início na Praça da Catedral São Pedro de Alcântara, percorrendo as Ruas da Imperatriz, do Imperador, Dr. Nelson de Sá Earp e tendo como ponto de encerramento a Praça da Liberdade, trajeto padrão da caminhada desde então.

    A Associação ainda relembra que Petrópolis é a única cidade do estado do Rio de Janeiro que mantém a tradição da caminhada do Outubro Rosa desde o primeiro ano, sendo suspensa apenas em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19.

    Últimas