Caminhada do Maio Roxo
No artigo de hoje, conto com a ajuda de uma pessoa que em Petrópolis, é referência no diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais. Refiro-me ao estimado Dr. José Francisco da Silva Vieira, ou simplesmente Dr. José Francisco, como é mais conhecido vem realizando um trabalho de excelência na Coordenação do Grupo RetoChron Petrópolis. Muitas das doenças gastrointestinais, são pouco conhecidas. Além disso, é sabido que o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado são fatores essências para um tratamento bem-sucedido. Assim o Grupo RetroChron vem desempenhando suas atividades: informando e auxiliando as pessoas portadoras de tais distúrbios.
Por isso, solicitei a colaboração do Dr. José Francisco esta semana, para transmitir a vocês mais elementos e informações sobre as doenças gastrointestinais, através da experiência de quem conhece o tema: “O Dia mundial da Doença Inflamatória Intestinal é comemorado todos os anos no dia 19 de maio com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, doenças que atingem milhões de pessoas no mundo.
São doenças de caráter crônico e recidivantes, com um processo inflamatório crônico e complexo do trato gastrointestinal, sem cura até o momento. Porém, com tratamento crônico ocorre melhora da doença. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, sabendo-se que é uma doença com mecanismo multifatorial, envolvendo: 1)Fator Genético 2) Fator Imunológico 3) Fatores Ambientais: representam um grande problema e importante de saúde pública, pois compromete o indivíduo na fase mais produtiva com incidência dos 14 aos 40 anos de idade afastando-o de suas atividades profissionais, escolares e sociais, devido ao quadro clínico da doença. Ocorre um pico acima dos 60 anos de idade, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, sendo que tem ocorrido um aumento em crianças.
O início dos sintomas pode ser de forma insidiosa como uma dor abdominal e diarreia esporádica ou um quadro agudo com forte dor abdominal com diarreia mucossanguinolenta, febre, anemia, emagrecimento e manifestações extra intestinal como dores articulares, problemas oculares e dermatológicos. Com este objetivo de esclarecimento junto a população foi criado Maio Roxo, a nível mundial, e em Petrópolis em 2016 foi criada Lei Municipal, de autoria da Vereadora Gilda Beatriz, instituindo a Semana do Maio, para ajudar a campanha. O Grupo RetoCrohn Petrópolis de ajuda e orientação às pessoas portadoras dessas doenças, promove no dia 19 de Maio, a VII Caminhada para a Colite e Crohn, com concentração na Praça da Liberdade, às 13h30 com percurso: Avenida Koeler-Rua da Imperatriz-Rua 16 de Março-Rua Dr Nelson de Sá Earp-Praça da Liberdade, que após haverá apresentação do Coral DÓ-RÉ-MI e sorteio de brindes. Ficam todos convidados abraçar esta causa e participarem deste evento para ajudar a divulação da Doença Inflamatória Intestinal.” Esperamos vocês na Caminhada!