• Câmbio: real é pressionado por avanço de dólar e curva de Treasuries em meio a PIB local

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/set 09:43
    Por Silvana Rocha / Estadão

    O dólar opera em alta frente ao real na manhã desta terça-feira, 2, refletindo a valorização da moeda americana no cenário global e o avanço dos rendimentos dos Treasuries e dos títulos britânicos de longo prazo.

    No Brasil, o crescimento de 0,4% do PIB no 2º trimestre, próximo ao teto das projeções (+0,5%), influencia o avanço dos juros futuros. Investidores acompanham ainda o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, que adiciona incerteza política e contribui para a cautela nos mercados locais.

    O PIB do Brasil cresceu 0,4% no 2º trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, informou o IBGE. O resultado veio próximo da mediana das projeções (0,3%). Na comparação anual, o PIB subiu 2,2%, também em linha com as expectativas. O valor total do PIB no período foi de R$ 3,2 trilhões.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a Medida Provisória 1.310 com R$ 30 bilhões em crédito extraordinário, fora da meta fiscal, para bancar as medidas de crédito do “Plano Brasil Soberano” de apoio a empresas afetadas pelas tarifas de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

    O Tesouro anunciou a reabertura de seus bonds com vencimento em 2030 e 2056 nesta manhã no mercado de dívida externo.

    A dirigente do BCE Isabel Schnabel defendeu a manutenção dos juros e disse não ver necessidade de flexibilização adicional.

    Últimas