• Câmara volta a debater sobre ciclofaixas em nova audiência pública

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  • 27/10/2019 19:56

    Em substituição às ciclofaixas instaladas nos dois sentidos da Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, a prefeitura quer criar as ciclorrotas (vias de uso comum com sinalização indicando a presença de ciclistas). O projeto foi apresentado aos ciclistas no início do ano e deve ser discutido em audiência pública que acontece nesta semana na Câmara Municipal. A reunião está sendo promovida pela Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) e tem como objetivo debater a segurança nas ciclofaixas e locais destinados ao esporte na cidade.

    “O que queremos debater é o que a prefeitura vai fazer com as ciclofaixas? Vão criar as ciclorrotas em substituição? Como isso vai acontecer? E enquanto não acontece, vamos continuar com a falta de fiscalização na ciclofaixa da Barão?”, questionou o diretor de marketing da Associação dos Ciclistas de Petrópolis, Vinicius Ferreira. Segundo ele, a finalidade é conseguir propostas que garantam a segurança dos ciclistas. “Queremos que toda a sociedade participe e apresente ideias”.

    A audiência acontece 15 dias depois da morte do ciclista Carlos Alberto Guimarães da Silva, de 57 anos. Ele foi atropelado depois de desviar de um carro que estava estacionado de forma irregular na ciclofaixa na Avenida Barão do Branco, no sentido Retiro. O veículo estava parado em um dos locais considerados críticos da via, em frente ao Fórum. 

    “Nos dois lados da Barão do Rio Branco os pontos na altura do Fórum e da Faculdade de Medicina são os mais críticos. Sempre há carros estacionados de forma irregular. Nos primeiros dias após a morte do Carlos houve uma redução no número de veículos parados na ciclofaixa, mas agora o efeito já está passando e voltamos a ver os carros nesses pontos, colocando os ciclistas em risco novamente”, comentou Vinicius.

    Segundo ele, as ciclorrotas serão instaladas em 21 ruas do Centro, entre elas a Barão do Rio Branco, Imperador e 16 de Março. “O ideal seriam as ciclovias. Elas trazem mais segurança para os ciclistas porque são vias exclusivas. As ciclorrotas são vias compartilhadas, que contam com sinalização vertical (placas indicando que há ciclistas) e horizontal, mas elas não são uma faixa exclusiva”, explicou o diretor.

    Vinicius ressalta ainda que se as ciclorrotas forem realmente instaladas é preciso que haja campanhas de conscientização de motoristas, reforço da fiscalização e uma sinalização mais efetiva para garantir a segurança dos ciclistas. “A ciclorrota não delimita o espaço como as ciclovias e ciclofaixas, por isso a atenção dos motoristas e ciclistas tem que ser redobrada”, alertou.

    Serviço: 

    Audiência Pública – Vamos discutir a ciclofaixa?

    Dia: 31 de outubro

    Horário: 19h

    Local: Câmara de Vereadores de Petrópolis

    *Aberto a todos

     

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