Câmara realiza audiência sobre acessibilidade
A Câmara Municipal realiza no dia 30 de outubro, às 19h, audiência pública com tema As Dificuldades de Locomoção no dia-a-dia da Pessoa com Deficiência no Município de Petrópolis. Sugerida pelo vereador Marcelo da Silveira, a audiência pretende debater com representantes de órgãos competentes, instituições e população sobre medidas que visem valorizar o direito de ir e vir de todo cidadão. Na ocasião serão relacionadas diversas questões que têm impactado na mobilidade de idosos e pessoas com deficiência.
Uma das questões que motivou a audiência é a discussão na cidade sobre a retirada da função dos cobradores dos ônibus da cidade. Para o vereador Marcelo da Silveira, a medida resultará na prática da dupla função para os motoristas, que passarão a ter que receber o pagamento de parte dos usuários que não possuem cartão de transporte e, ainda, ter que cuidar do acesso dos passageiros nos coletivos. “Essa é uma mudança que, além de causar o desemprego de cobradores, vai impactar no trabalho desses profissionais, que não só efetuam o recebimento das passagens, mas contribuem para que as pessoas que necessitam de ajuda tenham acesso com segurança nos ônibus”, destaca o vereador.
Esta sessão no plenário da Câmara pretende dar continuidade ao que foi discutido em audiência pública realizada em setembro sobre acessibilidade no município. Na ocasião, com a presença de representantes de órgãos competentes e população, foram debatidas questões que visam melhorar o tráfego de pessoas com mobilidade reduzida e a acessibilidade em estabelecimentos públicos e privados na cidade. “Estamos buscando os órgãos responsáveis pela implantação das melhorias, mas percebemos que esse tema é muito abrangente e precisamos sempre estar providenciando medidas que garantam a acessibilidade”, destacou o vereador para quem a retirada dos cobradores dos ônibus, se implantada, dificultará o acesso de pessoas com deficiência: “o cobrador muitas vezes é a pessoa que a ajuda um deficiente usar o transporte público”.
Desde 2017 esse assunto vem sendo discutido na cidade e, visando garantir a manutenção da função de cobrador dos transportes coletivos, o vereador entrou com um projeto de lei que tramita na casa legislativa. A proposta do vereador pretende proibir as empresas concessionárias e permissionárias de transporte coletivo de “incumbir aos motoristas a atribuição simultânea de cobrador, nos coletivos com capacidade superior a 15 passageiros”. Durante a audiência pública, o vereador pretende apresentar e ouvir propostas de profissionais, empresas do setor e população em geral.