Câmara quer visita técnica dos bombeiros para avaliar medidas de segurança do prédio
O presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB), anunciou nessa quarta-feira (5) que vai pedir uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros para vistoria no prédio do Legislativo Municipal, com objetivo de saber quais as medidas necessárias para segurança do imóvel. O anúncio foi feito após a manifestação de vários vereadores, preocupados com o prédio, que é tombado e há muito necessita de uma ampla reforma, além de mecanismos de prevenção contra incêndio e de outros tipos de desastres que podem destruir ou danificar o imóvel.
Roni Medeiros disse que a Câmara conta com seis saídas de emergência e 27 pontos de extintor de incêndio e a visita técnica do Corpo de Bombeiros será para informar se são suficientes ou não. Além disso, o presidente da Câmara disse que já pediu um estudo sobre toda rede elétrica do prédio, pois como o imóvel é antigo, acredita que há necessidade de uma reforma do sistema elétrico. A intenção do presidente da Câmara é envolver outros órgãos para garantir a preservação e conservação do prédio.
Durante a discussão, com as propostas dos vereadores, o presidente da Câmara lembrou que, em 2019, o orçamento da Câmara vai sofrer uma redução, passando de 6% para 5% devido ao número de habitantes do município ter passado de 300 mil, como determina a Constituição Federal. “A partir do próximo ano, todos os gastos terão que ser muito bem planejados, sendo que as medidas de proteção e conservação do prédio passam a ser também uma prioridade”, comentou Medeiros.
Os vereadores destacaram a importância do prédio da Câmara, principalmente a sala do plenário, que é muito visitada nos finais de semana devido à proximidade do Museu Imperial. Alguns vereadores, como Luizinho Sorriso (PSB), sustentaram que o prédio atual poderia ser transformado num museu, com a construção ou aquisição de um prédio para o Legislativo funcionar. O vereador Marcio Arruda (PR) contou que, quando foi presidente da Câmara, fez um seguro do prédio devido à importância histórica do imóvel.