• Câmara não divulga, mas cidadãos podem se inscrever para falar na Tribuna Livre

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2021 02:00

    De iniciativa do então vereador Leandro Azevedo, a Câmara de Vereadores aprovou no final do ano passado o retorno do Tribuna Livre, espaço no plenário onde os cidadãos podem se manifestar em discurso. O Tribuna Livre chegou a funcionar há uns 10 anos, mas os cidadãos iam mesmo e criticavam mesmo. Era cada saia justa linda. Aí foi suspenso. Com a resolução aprovada no ano passado voltou a vigorar.

    Tirando o sono

    Qualquer cidadão, sindicalista, líder comunitário, representante de associação de moradores ou de qualquer outra entidade pode se inscrever na secretaria do legislativo. Falando nisso, o ex-vereador Márcio Arruda disse que anda pensando em se inscrever no Tribuna Livre da Câmara. Já imaginou, gente? Tem vereador que perdeu o sono com essa possibilidade.

    Traz pão!

    E o vereador Marcelo Lessa discursava habitualmente no plenário da Câmara dizendo que Bernardo Rossi é um vendedor de sonhos, sua frase preferida quando… toca o celular. E ele atende! E diz “é minha mãe”. Podia ser uma emergência. Mas, não era, não. Era só pra levar pão pra casa.

    Lessa parou o discurso para atender a mãe no telefone celular e reparem que nem mesmo a intérprete de libras pode acreditar no que tava narrando.

    Oficial

    Depois dessa é oficial: Marcelo Lessa é o new Márcio Arruda.

    #tbt

    E o ex-prefeito Bernardo Rossi publicou um #tbt de uma das reuniões do gabinete de crise da covid… naquela tenda, nos jardins da prefeitura, que os vereadores acusam ter custado R$ 100 mil. É melhor não recordar o local não, gente.

    Faz direito

    Sobre ainda o lance de reduzir salários de prefeito, secretários e vereadores. Se a Câmara de Vereadores estiver com vontade mesmo de fazer precisa fazer direito: necessário um projeto de lei. Indicação não rola, não. Porém, uma pesquisa rápida no legislativo já aponta que não terá apoio, não.

    Dá uma mãozinha aí

    O mais citado nas reuniões da Câmara é o Mãozinha, que opera as câmeras do plenário para a transmissão pela tevê. Vereadores citam um e outro em seus discursos para tipo angariar uma plateia. E quando ninguém deles está prestando a atenção e eles não têm a quem recorrer para esta interação eles citam o Mãozinha.

    Em liberdade

    Aquela manifestação em redes sociais semana passada pedindo a soltura do pastor Sebastião – lembra que foi preso antes mesmo de Paulo Igor, acusação de rachadinha, entre outras? – chegou tarde. O ex-vereador e ex-secretário na gestão Bernardo Rossi conseguiu um habeas corpus e está em liberdade.

    É um dos prédios mais bonitos da cidade, o Castelinho da Montecaseros, mas falta a conservação para que a gente possa admirá-lo ainda mais. O registro é de Goiano Horta.

    É ainda pior

    Na semana passada falamos aqui que as UPAs continuam sem obras necessárias para que obtenham certificação do Corpo de Bombeiros. Mas, funcionários também denunciaram aos Partisans que o Hospital Nelson de Sá Earp também não teria certificação e nem mesmo extintores com carga dentro da validade. É melhor alguém dar uma olhada nisso urgente.

    Dois meses e nada

    Há dois meses, a chuva fez um enorme dano próximo a casas no Caminho do Fragoso. Autoridades já estiveram vistoriando o local, mas nada foi feito até agora, apenas uma casa foi interditada. A escada que dá acesso às casas cedeu e moradores não tem passagem. Tiveram que improvisar uma escada por dentro de outra casa. Moram ali pessoas idosas e com problemas de saúde. Alguns vereadores também estiveram lá, mas nada mesmo ainda foi feito. E vamos combinar: a desculpa de que é governo interino não cola neste caso. Ah, mas não cola mesmo.

    Contagem

    Petrópolis está há 133 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Calendário

    Não prestou o prefeito carioca Eduardo Paes ter divulgado um calendário de vacinação que contempla todas as faixas etárias até outubro. Isso está fazendo com que outros prefeitos sejam pressionados para fazer o mesmo. O que é justo, afinal, o calendário em Petrópolis – tirando grupos prioritários – parou na faixa de 60 anos já tem quase um mês.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas