• Câmara Municipal aprova a entrada de animais de estimação em hospitais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2018 12:06

    Os animais de estimação, além de excelentes companhias, são importantes aliados na manutenção da saúde e bem-estar dos seus donos. E mais do que isso, já foi comprovado em diversas pesquisas que a utilização de cães como instrumento terapêutico em pacientes enfermos contribui de forma positiva durante os tratamentos. Na cidade, um projeto de lei foi aprovado nesta semana, pela Câmara Municipal, permitindo o acesso de animais de estimação em hospitais públicos e particulares do município.

    O projeto foi aceito de forma unânime pelos vereadores, durante a sessão que ocorreu na tarde de terça. “É de extrema importância a recuperação dos pacientes com a entrada de seus animais de estimação, conforme demonstram vários estudos. As visitas de animais podem ajudar de forma significativa na melhora de pacientes, por meio da Terapia Assistida por Animais”, justificou o autor do projeto, o vereador Márcio Arruda.

    O texto determina a liberação da entrada de animais de estimação em hospitais da cidade, para visitas de pacientes internados. Mas para isso, os animais devem estar com a vacinação em dia, higienizados e com laudo do médico veterinário atestando a boa condição do animal.

    As visitas deverão ser agendadas e autorizadas pelo médico responsável pelo paciente. E ficará a cargo dos hospitais a implantação de normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para a visitação dos pacientes internados. Assim também ficará a critério da comissão de infectologia do hospital a autorização da entrada do animal. Cabe ressaltar, que o projeto prevê que a entrada de qualquer animal de estimação seja realizada em caixas de transporte ou coleiras adequadas.

    “O animal doméstico não só faz parte da família, como é o único companheiro fiel do paciente, por isso, é importante uma lei que permita a entrada, e que os médicos definam isso de forma objetiva, com regras de saúde pública”, destacou o vereador. Para que entre em vigor, o projeto precisa da aprovação do Prefeito Bernardo Rossi, e publicada no Diário Oficial.

    Para a coordenadora da Coordenadoria de Bem-estar animal (Cobea), Elisabete Amorim, a aprovação desta lei é um passo importante, principalmente, pelos benefícios que a presença pode trazer para os pacientes em tratamento. “Acho esta experiência já comprovada em vários países, e mesmo em estados brasileiros, maravilhosa! Animais, comprovadamente, aliviam o estresse, estimulam os sentidos, acalmam os batimentos cardíacos e despertam a curiosidade e o interesse de pacientes deprimidos. São inúmeros benefícios, principalmente, junto a crianças e idosos que necessitam ficar por longos períodos acamados sem o contato, até mesmo, da família”, disse.

    Em algumas cidades do país, já é comum a presença de animais nos hospitais. Segundo Elisabete, no Rio de Janeiro, alguns hospitais e casas de saúde já sabem destes benefícios. “Uma vez conheci uma cadela da raça Pitbull que foi devidamente treinada para atuar junto a crianças em tratamentos oncológicos. Há, obviamente, uma série de exigências e cuidados especiais para que estes animais possam estar dentro destas unidades e em contato com pacientes. É um compromisso de grande responsabilidade de seus proprietários cumprir estas determinações e conseguirem atender todas as exigências feitas pelo Ministério da Saúde”, explicou.

    Últimas