• Câmara faz uma audiência pública a cada nove dias, mas debate termina sem soluções para os temas abordados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/jul 04:23
    Por Les Partisans

    Desde o início da nova legislatura, a Câmara Municipal já realizou 20 audiências públicas. Isso significa que, em média, nossos vereadores fizeram um evento desse tipo por dia. As audiências públicas são uma espécie de “fórum” aberto pelo Legislativo para discutir um determinado assunto. E tem de um tudo aí: desde a apresentação dos relatórios dos quadrimestres por parte das diversas áreas do governo municipal até temas específicos, como, para citar dois exemplos recentes, o enfrentamento às drogas no município e a possibilidade de toque de recolher dos bares às 22h. Essa pró-atividade toda dos vereadores em convocar as audiências, e chamar os interessados para a mesa de debate, apesar de gerar frutos políticos e eleitorais junto aos respectivos segmentos, tem gerado poucos efeitos práticos até agora. Com o debate mais “livre” e convidados de fora da Câmara, sai faísca e uma informação relevante pinçada aqui e ali. Foi em uma audiência pública, por exemplo, que saiu a declaração polêmica do presidente do Inpas, Alex Christ, que disse, com todas as letras, que “o servidor foi furtado” na gestão anterior. No entanto, as sessões acabam sem resolutividade, pois terminam sem encaminhamento de soluções para os assuntos apresentados.

    Prefeitura já realizou oito sessões de prestação de contas este ano

    Nessa lista de audiências públicas, estão listadas as apresentações de prestação de contas das secretarias municipais. A cada quatro meses, as equipes das secretarias municipais precisam ir à Câmara para apresentar os resultados, prestar contas e serem questionadas pelos vereadores. Nas demais audiências, os assuntos de maior destaque foram temas referentes aos servidores públicos, como recomposição salarial e a questão da convocação dos concursados, a luta para a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade, políticas públicas de combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes, a questão da reforma previdenciária, que já citamos, além das recentes reuniões sobre a possibilidade de os bares fecharem às 22h e a crise no transporte público.

    Frase do dia

    E na agitada sessão que votou o pacotaço, o pacífico e boa praça Aloísio Barbosa largou essa diretamente para Léo França: “o senhor parece o bobo da côrte, que faz de tudo para entreter o rei e a rainha”. Vixe!

    Ooooooolé

    Talvez tenha sido pelo grande interesse na pauta, mas Dudu fez e aconteceu na votação da reforma administrativa. Passou por cima do líder e encaminhou posição do governo para orientar a base, bateu na gestão anterior lembrando até do caso Sardinha e não deixou por menos as críticas de Lívia Miranda sobre o regime de urgência: lembrou que a mandata também já protocolou projeto para ser votado assim na Câmara.

    Mais velho que andar pra frente

    Uma promessa de muito tempo voltou à tona nesse fim de semana: a instalação de um posto de vistoria do Detran em Itaipava. A novidade foi anunciada pelo presidente do Departamento de Trânsito, Vinícius Farah, ao lado de Hingo Hammes e Fred Procópio. É uma promessa de, por baixo, 10 anos. E, se concretizada, será importante mesmo para desafogar o atendimento da unidade do Alto da Serra.

    O fantasma da Petro Ita continua rondando

    E a CPTrans finalmente, no dia 18, divulgou o Relatório Mensal de Operações. E mais uma vez a Turp se sobressaiu… negativamente. Foram 215 falhas mecânicas. CInco vezes mais do que as duas outras empresas (Cidade das Hortênsias, com 21 falhas, e Cidade Real, com 15) somadas. Das três “partes” do sistema, a operadora do transporte no Quitandinha e nos distritos é, de longe, a que mais dá sinais de cansaço.

    Pai é quem cria

    Quem acompanha o Partisans sabe como a gente gosta de teste de DNA. Nas redes sociais, apoiadores de Yuri Moura – do PSOL, partido que fez a ação contra o reajuste do primeiro escalão do governo e Léo França – que não tem nada a ver com o assunto, mas tentou tirar uma casquinha – se digladiaram na rede. Só que, mesmo antes da decisão judicial, o próprio Hingo saiu na frente e suspendeu o aumento. É o primeiro teste de DNA de um bebê reborn da história!

    A leitora Patrícia Baptista Boubee, moradora do Bingen, foi a vencedora do vale compras de 400 reais – promoção da Tribuna de Petrópolis, em parceria com o Multimix. Ela foi recebida pelo gerente Daniel Barbosa – na loja do Bingen, onde retirou os produtos e saboreou um delicioso café. Além dessa promoção, haverá outros sorteios, até o final do ano, pelo Instagram e pela rádio, além de vale compras exclusivos para aqueles que baixarem os aplicativos do Multimix e da Tribuna.

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 2 meses e 14 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Últimas