• Aprovada indicação para Prefeitura promover ações para preservar o acervo do jornalista César Nunes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/03/2021 12:14
    Por Janaina do Carmo

    A Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa do vereador Yuri Moura (PSOL) para que a Prefeitura promova ações para preservar o acervo do jornalista César Nunes. Com a aprovação, a expectativa é que o governo municipal encontre um novo local para alocar os mais de 1.800 filmes, sendo 540 de Petrópolis, que estão guardados em uma garagem de uma casa no Valparaíso.

    “Estamos com o pensamento positivo que agora o prefeito consiga arrumar um lugar para levarmos o acervo. O local onde ele está encontra-se bem mofado e o material precisa ser retirado de lá. Eu vou continuar fazendo esse trabalho de preservação e cuidando do acervo, mas conseguir uma sala adequada é o principal agora”, comentou o neto de César Nunes, Márcio Nunes.

    O acervo preserva a memória do Estado do Rio de Janeiro e também de Petrópolis e sobrevive graças ao amor da família do jornalista que tenta manter vivo o sonho de César Nunes. Os filmes cobrem os anos de 1950 a 1980 e precisam ser catalogados e armazenados de forma adequada. “Ainda tem duas estantes de filmes que não faço ideia do que tem, por isso a importância de catalogar”, acrescentou Márcio Nunes.

    A Tribuna questionou a Prefeitura de Petrópolis sobre a aprovação da indicação legislativa e se o governo municipal já tem ações para a preservação do acervo, mas até o momento não obtivemos resposta.

    O acervo da Produções César Nunes conta com as atividades de diversos governos fluminenses do desembarque do governador eleito do Rio Ernani do Amaral Peixoto no Aeroporto do Galeão até a posse no Palácio Guanabara, já sede do governo estadual, do ex-prefeito de Niterói Wellington Moreira Franco, em 1987. Há também a posse do presidente Castelo Branco e o retorno de Leonel Brizola do exílio.

    De Petrópolis, as lentes do jornalista captaram Garrincha e Elza Soares num restaurante da cidade, a corrida de carros na Rua do Imperador e imagens do presidente Emílio Garrastazú Médici na Catedral São Pedro de Alcântara. Todo o material é narrado por Cid Moreira.

    Reprodução/Acervo César Nunes

    Com uma câmera e a bordo de uma kombi, César Nunes produzia o “Revista da Tela” – um cine jornal com edições semanais com notícias da capital do Estado, de Petrópolis e de outras cidades fluminenses. O jornalista morreu em 1990.

    Últimas