Câmara aprova criação de Parque Natural no Caetitu
A Câmara Municipal aprovou, na noite de terça-feira (11), o projeto que cria o Parque Natural do Carangola e Caetitu. O parque fica em área que gerou grande discussão na comunidade, já que o terreno tinha a hipótese de ser utilizado para a construção de moradias populares. O projeto, de autoria do vereador Fred Procópio, agora segue para sanção do prefeito Rubens Bomtempo.
Durante a discussão sobre a construção de unidades habitacionais no local, o Ministério Público, no último ano, se posicionou contra o projeto. Além disso, na época, logo após as tragédias que atingiram Petrópolis, resíduos retirados de locais afetados seriam despejados na área, o que também foi vetado pelo MPRJ, pelo fato do lugar possuir restrições ambientais. O terreno foi comprado em 2013 por R$ 2,2 milhões.
Ainda de acordo com o MPRJ, para que houvesse a aprovação de um projeto habitacional na região, ele deveria vir acompanhado de “ações que garantam a sustentabilidade, como: tratamento do esgoto, solução para a mobilidade urbana, reflorestamento de áreas de proteção permanente (Apps), quantidade de unidades habitacionais compatíveis com a sustentabilidade, medidas para drenagem com mais foco na infiltração do que no escoamento superficial ou ao menos para retardar o escoamento visando afastar enchentes, entre outras”.
Além de tudo, o espaço está em área de Proteção Ambiental da Região Serrana de Petrópolis (APA Petrópolis), unidade de conservação de uso sustentável federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Apenas três vereadores votaram contra o projeto que segue para a aprovação do Executivo.