A Câmara Municipal aprovou, neste mês, um projeto do vereador Fred Procópio (MDB) que cria o Circuito Ferroviário Turístico Cultural de Petrópolis. O texto recebeu voto favorável de 12 vereadores e agora segue para a avaliação do prefeito Rubens Bomtempo (PSB).
O projeto demarca 25 locais que fizeram parte da Estrada de Ferro Grão-Pará, que ligava o Porto de Mauá a Minas Gerais, passando por Petrópolis. Entre os pontos destacados estão a Estação do Meio da Serra, o Viaduto da Grota Funda, a Rua dos Ferroviários, o arco superior do Terminal Centro, o túnel do Quissamã, a Estrada Mineira e as estações de Cascatinha, Nogueira e Pedro do Rio.
Se a lei for sancionada pelo prefeito ou promulgada pela Câmara, os locais listados ficarão protegidos contra demolição e modificações que comprometam sua forma, fachada ou volumetria original.
“A criação deste Circuito Ferroviário Turístico Cultural da antiga Estrada de Ferro do Grão-Pará, proposto por este Projeto de Lei, visa preservar importantes equipamentos históricos, culturais e turísticos de nosso município, permitindo que todos conheçam e desfrutem destes espaços, preservando a história local”, justificou o vereador Fred Procópio.