• Caloi Henrique Avancini Racing recebe nova estrutura e novo integrante na equipe

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/fev 08:35
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O maior projeto do ciclismo brasileiro chega ao seu décimo primeiro ano cheio de novidades. Além de uma nova estrutura, a Equipe Caloi Henrique Avancini Racing tem também um novo integrante: Eike Leoncio, ciclista Sub-23. Juventude que chega para somar com a experiência de Sabrina Oliveira e Ulan Galinski, tudo para que o ciclismo nacional alcance voos ainda maiores em 2025.

    A base da equipe segue em Petrópolis, mas em um novo espaço. O recém inaugurado Race Service, além de maior, também traz agora mais tecnologia e serviços para a preparação e recuperação dos ciclistas.

    “Nós melhoramos a nossa estrutura física aqui no Brasil com um novo Race Service, onde temos academia, sala de recuperação, algumas novas ferramentas de preparação, além de toda a operação para staff com um estoque dos materiais de competição e materiais de reposição. É algo que nós investimos no final do ano passado para melhorar nossa operação logística para sempre buscar alcançar uma fase mais avançada na gestão esportiva, tudo que envolve a profissionalização da gestão esportiva”, diz Henrique Avancini, General Manager da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, que também destaca que o time segue com uma importante estrutura na Europa para disputar competições internacionais.

    “Nós mantivemos ainda a nossa base internacional sediada na Itália, o que contribui muito para uma eficiência na hora de competir e viajar. Essa base de apoio nas competições, além de ser uma base física, onde nós podemos otimizar muito a nossa operação logística junto aos parceiros, é também essencial para a preparação e a aclimatação dos nossos atletas nas provas lá fora”, destacou.

    Em 2025, a Equipe Caloi Henrique Avancini Racing será representada nas pistas por três atletas: Eike Leoncio é a cara nova do time e chega para competir na categoria Sub-23; já Sabrina Oliveira, atual vice-campeã de XCO Sub-23, agora vai correr na elite; enquanto Ulan Galinski, representante brasileiro masculino nas Olimpíadas de Paris e atual campeão brasileiro na Elite, tem como principal objetivo se destacar no cenário mundial de vez.

    Para Avancini, o trio se completa de diferentes formas:

    “Nós seguimos para a sexta temporada com o Ulan Galinski e para o quarto ano com a Sabrina Oliveira. O Ulan teve uma temporada muito expressiva, com o título brasileiro, a vaga olímpica. A Sabrina agora passa a ser uma atleta da categoria elite e os dois refletem o que sempre foi um dos nossos princípios de construir carreiras. Ambos os atletas, quando entraram no nosso time, ainda não tinham grande expressividade nacional, e o nosso objetivo é justamente oferecer um ambiente para que eles possam desenvolver o melhor potencial que puderem. E pensando nisso, nós rejuvenescemos o time trazendo um atleta jovem, um atleta ainda da Sub-23, o Eike Leoncio, que ainda está muito no começo da sua carreira, da sua jornada, e que nós temos esperança que possa se beneficiar muito do relacionamento com os atletas que já fazem parte do projeto há mais tempo, e também de todo o corpo de staff, de todo o preparo, de todas as ferramentas que nós podemos oferecer”.

    Bicampeão mundial de mountain bike e maior nome do ciclismo nacional, Henrique Avancini comemora a nova fase da Caloi Henrique Avancini Racing. Para ele, ter um parceiro como a Caloi faz toda a diferença para o sucesso do projeto, que ele define como “referência nacional”.

    “A história do time tem uma forte presença da história da Caloi e a história da Caloi é a história do ciclismo no Brasil. A Caloi tem décadas e décadas de investimento no ciclismo competitivo, isso é parte cultural do movimento de todo o ecossistema que envolve a bicicleta. E nós acreditamos muito nisso, no desenvolvimento das competições, das histórias, das carreiras e no que isso pode representar como aspiracional para outras pessoas terem o primeiro contato com esporte, começarem a pedalar, seja lá em qual nível, qualquer que seja o objetivo, mas que o time seja uma vitrine para esse estilo de vida. Essa é a forma como nós tentamos promover o esporte e alcançar as pessoas. A Caloi acredita muito nisso e por mais um ano eu vejo o nosso time, o nosso projeto, como a referência nacional em termos de operação, em termos de organização e de tudo que nós oferecemos para os atletas e para o esporte como um todo”, finaliza Avancini.

    Além da Caloi, a Equipe Caloi/Henrique Avancini Racing tem os patrocínios de Shimano, ERT, FSA, MOTUL, Lazer, Oakley, Z2, Vittoria, FOX, Avancini Bikes, Pimenteira Imperial, Prologo, U2E, semexe e CeramicSpeed.

    Bike Caloi Elite Carbon Team (Hardtail e Full Suspension)

    A Equipe Caloi Henrique Avancini Racing utiliza para competir e treinar a bicicleta Caloi Elite Carbon Team nas suas duas versões: Hardtail e Full Suspension. Os modelos, em carbono, foram desenvolvidos pelo time de engenharia da Caloi no Brasil.

    No processo de desenvolvimento dos modelos, os atletas da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing tiveram um papel crucial, pois em todas as fases eles passavam feedbacks de desempenho das bikes. Cada detalhe, como geometria, quadro e componentes, foi discutido entre os profissionais da empresa e os ciclistas.

    “Buscamos desenvolver um quadro ágil, que trouxesse velocidade e estabilidade, uma cinemática progressiva. Na Full Suspension acabamos optando por uma suspensão de 120mm, enquanto na Hardtail funcionou melhor com uma suspensão de 110mm. E a partir daí começamos a construir a geometria dos dois modelos com os insights que os atletas nos traziam em relação a conforto e disposição na bike. A ideia era trazer uma correlação entre os modelos e elas foram construídas de formas muito semelhantes. Buscamos eixos mais curtos, para termos bicicletas mais ágeis e ao mesmo tempo velozes, fáceis de manobrar, com boa dirigibilidade, com desempenho em curvas e saltos, assim como por passagens por Rock Gardens”, explica o Diretor de Produto e Desenvolvimento da Caloi, Marcos Ribeiro.

    Ambos os modelos utilizam um liga de carbono leve e resistente, diferencial que as transformaram em verdadeiras máquinas de competição. A pintura premium, além de trazer pouco peso para as bikes, também trouxe um visual mais arrojado para as duas bicicletas.

    “Tudo foi feito de forma muito única para as duas bicicletas Caloi Elite Carbon Team. As manchas de tinta vermelha que têm na parte do top tube são feitas de forma artesanal para trazer a ideia de agilidade e rapidez com as outras partes em carbono aparente, só no verniz. Esse atributo traz menos tinta e deixa a bike mais leve. São bicicletas onde cada detalhe foi minuciosamente estudado e testado, e estamos vendo nas pistas nossos atletas conquistarem grandes performances com os modelos”, finaliza Ribeiro.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas