Calendário do Defesa Civil nas Escolas começa nesta semana
O calendário de atividades do Defesa Civil nas Escolas começa nesta quinta-feira (05), às 10 h, na E.M. Paulo Freire, no Centro. Na data, os alunos vão participar de uma palestra sobre defesa civil e educação ambiental e também terão a oportunidade de apresentar os trabalhos já realizados para o programa. A iniciativa busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos nas crianças e nos adolescentes da cidade.
Em 2018 e no ano passado, a unidade foi destaque ao ser a primeira a entregar as atividades do Defesa Civil nas Escolas. “Eles ficam muito animados, adoram participar de atividades diferentes, como é a proposta do programa. Para eles não há limitação, eles se empenham e participam de tudo”, contou a diretora da E.M Paulo Freire, Ana Lúcia Rocha.
No ano passado, o Defesa Civil nas Escolas envolveu 212 instituições de ensino, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades. Ainda em 2019, 49 instituições produziram quatro ou mais atividades em cada semestre e são consideradas escolas ouro. Outras 17 fizeram três trabalhos e são prata e 19 são bronze, já que desenvolveram duas tarefas sobre as ameaças de cada estação.
A Secretaria de Defesa Civil vai premiar essas escolas que participaram efetivamente da política pública. Um evento está sendo organizado para o fim do mês de março. “Também iremos homenagear a escola que entregou suas atividades primeiramente e, ainda, aquela que mais produziu”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.
Pioneiro no país e referência no Estado na prevenção de desastres, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Graças a proposta de abordar a Defesa Civil em sala de aula, Petrópolis é destaque nacional com o programa, que também já rendeu um prêmio para a atual gestão.
“Com muito orgulho já recebemos gestores de outras cidades do Estado, além de Belo Horizonte e de São Paulo que vieram conhecer o programa criado na nossa gestão. Também conquistamos o reconhecimento da ONU e do Tribunal de Contas do Estado por todo esse trabalho”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi. Petrópolis irá receber um pluviômetro semiautomático do Cemaden por conta do programa.
Outra novidade é que o município foi selecionado para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. As Nações Unidas ainda irão anunciar a data do evento, que acontecerá neste ano.