Caixa voltará com horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou que a partir do dia 23 de novembro todas as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) retornarão ao seu horário normal de atendimento, das 10h às 16h. Bradesco, Itaú e Banco do Brasil continuam abertos somente até às 14h, sem previsão de alteração. Mesmo com horários especiais, o Procon Petrópolis alerta que os bancos precisam respeitar o tempo de espera para atendimento. O Santander já está operando no atendimento das 10h ás 16h.
Por conta da pandemia, a CEF implantou o horário diferenciado para o atendimento, que vai das 8h às 13h. Já o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, estão funcionando ao público somente das 10h às 14h. No entanto, estas agências abrem uma hora antes exclusivamente para os idosos e demais clientes preferenciais.
A retomada do horário normal pelo Santander na última quarta-feira, foi feita em consonância com o Procon, já que o órgão municipal de defesa do consumidor vem atuando junto às agências para o cumprimento da Lei Municipal nº 5763/2001, que determina que o tempo de espera em dias normais seja de 15 minutos e de 30 minutos em vésperas de feriados ou após feriados prolongados. Além do retorno ao horário normal, a agência está abrindo exclusivamente às 9h para fazer os atendimentos preferenciais.
Segundo o Procon, a Febraban, por conta da flexibilização das regras na pandemia do coronavírus, liberou os bancos para a escolha dos horários de funcionamento, desde que sejam atendidas as necessidades dos clientes. O órgão esclareceu, ainda, que todos os bancos continuam obrigados a receber os clientes idosos uma hora antes do início do atendimento e, ainda devem respeitar os protocolos sanitários: distanciamento, limpeza e higienização das agências.
Vale lembrar, também, que a Febraban tem o direito de orientar os associados com relação ao atendimento, no entanto, a federação não se sobrepõe ao Código de Defesa do Consumidor.
“A Febraban liberou a flexibilização do horário, mas os bancos que continuam com os horários reduzidos têm que respeitar a lei de tempo de espera e prestar o bom atendimento”, disse o coordenador do Procon, Fafá Badia.
“Alguns bancos justificaram que os acessos virtuais aumentaram muito e não está havendo problemas de atendimento, mas não é isso que temos visto. Por isso continuaremos a cobrar”, completou.
Diferenças de horários causam confusão
A falta de padronização no horário de abertura dos bancos vem causando confusão junto aos clientes e usuários das instituições financeiras, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Alvarenga. Assim como os usuários e clientes, os funcionários dos bancos não contam com um plano unificado de retorno normal das atividades.
“Por conta da pandemia, negociações específicas aconteceram para tratar a questão, as vezes gerando acordos individualizados por banco, por conta de diversas especificidades. Mas nenhuma negociação efetiva sobre o retorno e horário de funcionamento, que tenha gerado qualquer tipo de acordo”, explicou.
Uma das críticas das entidades que representam os bancários é referente ao fato dos bancos não dialogarem com os representantes dos trabalhadores sobre a melhor forma de operacionalizar esse retorno às atividades presenciais daqueles que estão no trabalho remoto (home office). Lembrando que a categoria bancária possui um acordo coletivo de trabalho de vigência unificada.