• Caixa Econômica paralisa atividades em Petrópolis

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  • 15/02/2016 16:50

    Na manhã de hoje, o Sindicato dos Bancários de Petrópolis paralisou até as 12h as atividades da Caixa Econômica Federal na agência Imperial, prefixo 1651, que fica na Rua do Imperador. O motivo é o único elevador estar fora de funcionamento desde o mês de novembro. Segundo o SindBancários, a situação pode ocasionar acidentes, além de limitar a acessibilidade. No dia 20 de janeiro o Serviço de Proteção ao Consumidor de Petrópolis (Procon Petrópolis) notificou a agência quanto a acessibilidade e conservação dos elevadores. O banco não apresentou uma solução para o problema no prazo estipulado de 10 dias e na manhã de ontem solicitou ao órgão um prazo maior. A multa pela má prestação de serviço pode chegar a R$ 50 mil. 

    O presidente do SindBancários, Marcos Alvarenga, disse que por meio de denúncias feitas por clientes e funcionários, o caso foi levado à administração da agência ainda no ano de 2015. Como nenhuma atitude foi tomada, o Procon, assim como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) foram acionados pelo SindBancários, que protocolou no dia 14/01 pedidos de fiscalização na agência. De acordo com o sindicato, as atividades foram paralisadas como forma de pressionar o banco a resolver o problema.

    “Quando fizemos a manifestação com carros de som e panfletagem foi para esclarecer a situação para os clientes e usuários. Logo após, a empresa responsável pela manutenção esteve aqui e o elevador operou por um tempo muito curto e voltou a apresentar defeitos”, diz.

    Marcos não descartou a hipótese de que a agência fique paralisada por um dia inteiro. “Pedimos a compreensão dos clientes, pois é uma situação que tem que ser resolvida. Essa é uma agência de quatro andares que tem uma escada em modelo caracol com degraus estreitos e corrimão inadequado, pois oferece risco porque passam muitos idosos e gestantes por aqui, sem falar nos deficientes que precisam utilizar os serviços e não há acessibilidade”, afirma. 

    Em resposta ao sindicato, o banco informou que a demora no reparo é devido a uma peça que tem que ser confeccionada sob medida e ainda declarou que essa peça deveria ter sido entregue na agência na primeira semana de janeiro. 

    Em janeiro a agência foi notificada pelo Procon por problemas no atendimento ao cliente, com base no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. Segundo o coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Francis Badia, é um elevador antigo, que oferece riscos e apresenta panes constantes. De acordo com ele, o consumidor de maneira alguma deve se expor a esses riscos. 

    Na fiscalização feita pelo Procon, uma agência do Banco do Brasil também foi notificada e prestou o esclarecimento ao órgão. A Caixa não respondeu à notificação dentro do limite estipulado, porém na manhã de ontem entrou em contato com o órgão pedindo o aumento do prazo da apresentação do projeto de adequação e reforma do elevador. O Procon ainda vai analisar o requerimento e, caso não haja aceitação “com base no artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a agência pode ser multada após cinco dias da autuação pela má prestação de serviço, falta de acessibilidade e pelo risco imposto aos clientes”, comentou Jorge.





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