Café pode ser um bom aliado para perder peso
Os dias frios que já começaram em Petrópolis são um verdadeiro convite para que as pessoas comam alimentos mais pesados, como por exemplo as massas. E essas guloseimas calóricas podem se tornar verdadeiros vilões da dieta. Outro ponto é que neste período do ano muitos desanimam de ir às academias e acabam optando por ficar debaixo dos edredons, assistindo a um filme, e se mantendo quentinhos. É justamente aí que mora o perigo, apesar de no inverno o corpo humano gastar naturalmente mais energia, levando em conta que precisa manter a temperatura corpórea.
Justamente visando manter o corpo aquecido, o organismo automaticamente “pede” mais comida já que é através dela que obtemos a primeira fonte de energia. Além disso, especialistas ressaltam os “desejos” acentuados de ingestão de carboidratos, como massas, pães, bolos, torradas, arroz, doces, e etc, já que são fontes rápidas de energia. Há também a vontade de tomar bebidas quentes, como chá, café e chocolate quente, que não são grandes vilões. O problema é que normalmente essas bebidas são associadas a biscoitos, salgados e bolachas calóricas.
Até mesmo a sopa, prato normalmente leve, costuma vir acompanhada daquele pãozinho. “Nesse caso, é indicado o consumo de chás, sopas de legumes (sem adição de carnes gordas e etc), sem o pão, queijos e croutons. O café também pode se tornar um aliado, pois além de nos aquecer, promove maior gasto calórico, por ser uma substância termogênica. Porém, cuidado ao adoçá-lo, procure opções saudáveis como açúcar demerara ou mascavo, ou adoçantes naturais à base de stévia”, ressaltou a nutricionista Nathália Pinho.
Ainda de acordo com a especialista, o que tem que ficar claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também na cabeça das pessoas. “O inverno é propício para a ingestão de queijos variados com vinho, mas se a pessoa não controlar a quantidade desses petiscos, não será o gasto “a mais” natural do corpo que conseguirá deixar a balança equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que são ingeridas nesses alimentos. Portanto, se não houver cuidado, o ponteiro da balança subirá sem que isso seja facilmente percebido, já que as roupas de inverno são mais largas”, salientou.
Os alimentos mais indicados nessa época são: café, chá, sopa, leite desnatado quente com canela, e frutas assadas com canela. “A canela é um alimento chave no frio, ela é barata, termogênica, gostosa, acompanha diversos pratos, desde chás até doces mais elaborados, e pode ser usada sem culpa”, disse.
Apesar de todas as tentações e às vezes a preguiça nos dias mais frios, não há motivos para adiar a dieta. “A dificuldade da dieta é a mesma, o que torna mais difícil o emagrecimento no inverno é o fato das pessoas procurarem mais alimentos calóricos”, explica.