Cães da Guarda Civil ajudam na apreensão de 1.600 pinos de cocaína na BR-040
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.600 pinos de cocaína no km 83 da BR-040 na noite de terça-feira (02). O material estava escondido no interior do tanque de combustível de um veículo que vinha do Rio de Janeiro para Petrópolis. O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil participou da operação, que também contou com o apoio da Polícia Militar (PM). Dois homens foram presos por associação ao tráfico de drogas.
A PRF recebeu a denúncia de um veículo que estaria trazendo droga da capital para Petrópolis e abordou o condutor, com o apoio da PM. Os agentes não encontraram a material mas perceberam que o motorista fez uma ligação e informou que havia sido abordado pelas equipes. Após essa ação, os policiais realizaram uma nova ronda na Serra e abordaram um outro carro, que estava recebendo auxilio da concessionária devido à uma suposta pane mecânica.
Os agentes fizeram revista no carro e encontraram a droga no interior do tanque de combustível. Um total de 32 pacotes com 50 pinos de cocaína em cada, totalizando aproximadamente 1.600 pinos. “O apoio do Canil da Guarda Civil serviu para identificar se havia mais droga escondida em outras partes dos veículos envolvidos”, explica a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.
Em janeiro deste ano, o Grupamento de Operações com Cães participou de um treinamento com provas de faro, buscas de armas e entorpecentes, abordagem e condução dos animais. Segundo José Augusto Antônio Carvalho, superintendente geral da Guarda Civil, o treinamento serviu para aperfeiçoar abordagens como ocorreu na BR-040.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar os serviços prestados às forças de segurança em benefício da população do nosso município. Esse é um serviço reconhecido e importante para Petrópolis e se comprovou eficaz mais uma vez, dessa vez, em apoio a PRF na BR-040″, disse o superintendente.