Cadê a placa? Ônibus da Cascatinha circula há sete meses na cidade sem ser emplacado
Uma cena curiosa é vista por quem passa pelo ônibus número 5003 da Cascatinha. O veículo não possui placa, tanto na dianteira, quanto na traseira. O coletivo foi adquirido pela empresa em julho de 2022. Desde então, nunca foi emplacado e sempre fez os itinerários normalmente, mesmo com a irregularidade.
O veículo, modelo Apache VIP V, da fabricante Caio, foi adquirido 0 km pela empresa há sete meses. Conforme o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo veículo automotor precisa de placas para circular em vias públicas. Quando comprado direto da fábrica, como no caso deste ônibus, o veículo pode andar sem a identificação da montadora ou concessionária até o município de destino. O veículo pode andar por mais 15 dias após a emissão da nota fiscal sem o devido emplacamento. Após isso, o CTB prevê multa de R$ 293,47, por ser infração gravíssima, para os veículos sem placa, além da remoção para o pátio.
Fotos postadas por usuários no portal Ônibus Brasil mostram fotos do veículo em diversos meses, desde a aquisição, e em nenhuma delas o ônibus aparece emplacado.
A CPTrans afirmou que irá apurar o caso e multar a empresa caso a irregularidade seja identificada.
A Tribuna de Petrópolis procurou o Setranspetro para saber a posição da Cascatinha sobre a situação, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria.