Cadastramento de voluntários para a pesquisa nacional Perfil do Ciclista vai até hoje

26/jul 10:08
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Pela primeira vez Petrópolis está participando da pesquisa nacional Perfil do Ciclista 2021. Mais de 50 cidades estão se mobilizando e aqui, o cadastramento de voluntários está sendo feito pela Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe). O cadastro vai até hoje (26) e tem como objetivo credenciar pessoas para a produção da pesquisa que acontecerá entre os meses de agosto e setembro.

O Perfil do Ciclista 2021 é um levantamento feito em todo o país pelas organizações Transporte Ativo, LabMob e Observatório das Metrópoles, que em Petrópolis servirá também, para fundamentar (como base de dados) a confecção do Plano Diretor Cicloviário, que está em fase preliminar de elaboração dentro da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária, que ocorre na Câmara Municipal de Vereadores desde o início do ano passado.

“Os voluntários terão papel fundamental no fomento de políticas públicas no município, no que diz respeito à ciclomobilidade. Ou seja, nas ações que pensam a integração da bicicleta como meio de transporte seguro em nossas vias”, lembra a presidente da Acipe, Isabela Guedes.

A presidente da Acipe destaca também que a coleta de dados é um ponto de partida fundamental para a elaboração do PDC. “Com base em informações como: quais são as pessoas que utilizam a bicicleta na cidade; como elas se deslocam; quantas vezes na semana fazem esse deslocamento; qual o trajeto, nós geramos subsídios para os gestores públicos, engenheiros de tráfego e urbanistas pensarem soluções para tornar esse modal de transporte mais viável”.

A meta é entrevistar 654 ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte pelo menos uma vez por semana na cidade. Os dados precisam ser coletados em diferentes pontos da cidade, especialmente em vias que interligam bairros, como a Avenida Barão do Rio Branco ou a Rua Coronel Veiga, por exemplo. A pesquisa acontecerá entre segunda e sexta-feira, de 16 de agosto a 16 de setembro.

Para se cadastrar para ser voluntário na pesquisa é só acessar o link. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail acipe.br@gmail.com ou pelo telefone (24) 98837-2638.

Últimas