• Cachoeiras em Petrópolis são atrativos para quem busca viver experiências revigorantes em meio à natureza

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Além de sua rica herança arquitetônica, Petrópolis desponta como um destino cada vez mais procurado pelos amantes do ecoturismo. A cidade não apenas oferece paisagens espetaculares, mas também uma variedade de experiências revigorantes junto à natureza. Nesse contexto, destacam-se diversas cachoeiras que constituem uma espécie de santuário verde, ideal para aqueles que desejam se refrescar em dias mais quentes, escapar do ritmo acelerado da vida urbana e, até mesmo, para aqueles que buscam uma alternativa diferente para o fim de semana ou feriado na cidade.

    Poço Paraíso – PARNASO

    No cenário deslumbrante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), onde a entrada é gratuita, está o Poço Paraíso, que integra o Circuito da Bromélias. Este refúgio é ideal para aqueles que buscam um refresco descomplicado, desfrutando de uma trilha suave e tranquila (20 minutos), repleta de boas surpresas, e acessível até mesmo para crianças. 


    Como chegar: A portaria da Sede Petrópolis fica no Bairro do Bonfim, em Corrêas, Petrópolis. Do Centro até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria. Deve-se tomar o acesso do Distrito de Corrêas e seguir as indicações do Bairro Bonfim. O acesso é feito por estrada de terra e trechos de asfalto e paralelepípedo. A portaria do parque é a última construção na área mais alta do bairro.

    Poço Negro – Rocio

    Um paraíso escondido e cercado por mata, assim é o Poço Negro, localizado no Rocio. Devido à sua localização, muitas pessoas deixam de conhecer esse atrativo natural. Por outro lado, há quem aproveite a ida ao Santuário Vale do Amor para se refrescar no local, justamente pela proximidade de ambos. 

    Foto: Blog / Nas estradas do planeta

    Como chegar: O poço fica na Estrada da Vargem Grande, nº 2676. Para chegar, pegue a entrada para o Rocio, no km 76, sentido Petrópolis – RJ. Depois de pouco mais de 4 km, tome à direita da ponte e siga até um largo com carros estacionados. A trilha para o Poço Negro fica logo adiante, são 5 minutos de caminhada. 

    Cachoeira da Macumba – Itaipava

    Devido à sua facilidade de acesso, a Cachoeira da Macumba costuma ser bastante frequentada em dias quentes. No local, os visitantes encontram duas quedas d’água, uma de 15 e outra de 35 metros. 

    Foto: Blog / Te vejo pelo mundo

    Como chegar: Do centro de Petrópolis, basta pegar a Estrada União-Indústria e seguir até a saída para a BR-495. Ao lado de uma ponte branca, há uma entrada para uma estrada de terra. Lá, você encontrará alguns carros estacionados. É só seguir a trilha, bem demarcada. São cerca de 10 minutos de caminhada.

    Cachoeira da Ponte Funda – Vale das Videiras

    A Cachoeira da Ponte Funda, no Vale das Videiras, oferece a conveniência de estar a cerca de 5 minutos da estrada. E, por isso, é uma das cachoeiras mais acessíveis da cidade para aproveitar em dias mais quentes.

    Foto: Marcia Moraes

    Como chegar: Saindo do Centro, basta pegar a BR-040 e, em seguida, a Estrada Bernardo Coutinho, em direção ao Vale das Videiras. Depois é só seguir até a altura do km 14, e caminhar por cerca de 5 minutos.

    Dicas importantes

    Aproveite os atrativos naturais da cidade, mas faça isso com responsabilidade. Para sua segurança, informe-se sobre as trilhas, condições climáticas e regras específicas de cada local. Procure visitar as cachoeiras da região em grupo e aos fins de semana, já que durante a semana estes locais ficam mais vazios. Além disso, evite o consumo de álcool e esteja atento às pedras escorregadias. Mantenha-se em áreas seguras e evite correr riscos desnecessários.

    Contribua para que esses lugares permaneçam preservados para os próximos visitantes e as futuras gerações: lembre-se de recolher o seu lixo.

    Para mais dicas de lazer na cidade, siga o Instagram da Casa & Campo: @casaecampopetropolis.

    Últimas