• Cabo Frio promove evento nacional sobre gestão e qualidade de praias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/maio 14:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    Cabo Frio vai sediar, de quinta-feira a sábado, um dos mais importantes encontros de gestão de praias do Brasil. O Workshop Nacional Bandeira Azul, realizado anualmente, vai levar para a Praia do Peró, gestores de praias, secretários de turismo e de meio ambiente e ambientalistas de todo o Brasil. Na quinta-feira (08), acontece o encontro regional e a abertura do Workshop nacional, que terá prosseguimento na sexta-feira (09). No sábado (10), o encerramento prevê uma visita técnica e uma trilha no Morro do Vigia, entre as praias do Peró e Conchas.

    O objetivo do evento é proporcionar melhor compreensão sobre os critérios do programa e promover intercâmbio entre todos os gestores das praias participantes do programa Bandeira Azul. A Praia do Peró foi a primeira do interior fluminense a conquistar, há oito anos, o selo internacional de qualidade ambiental. Para tanto, é preciso preencher 34 requisitos, entre os quais a qualidade da água do mar, envolvimento da comunidade, educação ambiental e segurança. O Workshop será realizado no Hotel Paradiso Peró.

    Segundo os organizadores, o evento da Bandeira Azul terá como foco o turismo responsável e sustentável, com abordagens sobre os critérios do programa, o processo de renovação do selo Bandeira Azul, além de orientar os municípios interessados em aderir ao programa para a temporada 2025/2026. As entidades locais Amigos do Peró e Associação Empresarial e Turística do Peró apoiam o evento.

    Na sexta-feira, haverá um painel mostrando os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal Evaldo Salles. Segundo o diretor Jefferson Justino Soares, eles vão mostrar dois projetos ambientais: o guia mirim e o “Pesca Fantasma”, através do qual os estudantes coletam material de pesca abandonados na praia do Pesqueirinho, local preferido pelos pescadores do Peró.

    “Os alunos também fazem pesquisa na restinga, catalogando espécies endêmicas, e outros trabalhos de educação ambiental com a coordenação da Bandeira Azul, desde a fase piloto. Na feira estadual de ciências, eles apresentaram quatro projetos”, explicou o professor.

    A programação do evento regional, na quinta-feira, começa às 10h30, com o painel sobre economia circular e enfrentamento do lixo no mar; 13h30, animais na praia e riscos para os banhistas nos ecossistemas costeiros; às 14h30, adaptação climática – desafios para a zona costeira; e, às 17h, lançamento do programa Ondas do Futuro.

    Na sexta-feira, às 9h, o tema será Gestão Territorial e Economia Azul, tendo como mediadores Leana Bernardi (coordenadora nacional do programa Bandeira Azul) e Cláudio Schmitz, do Ministério do Meio Ambiente; 10h30, turismo responsável; 13h, educação ambiental; 14h30, oficinas sobre meio ambiente; e, às 17h, feira de expositores locais. No sábado, visita técnica à Praia do Peró, com atividade sobre segurança no mar; e, às 9h, trilha do Morro do Vigia, encerrando as atividades.

    Reconhecido em mais de 50 países, o Bandeira Azul é um selo internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos critérios ambientais, de segurança, acessibilidade e gestão. Esta é a segunda vez que Cabo Frio sedia o encontro nacional, reforçando o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro no turismo sustentável. O evento poderá ser gravado e disponibilizado no canal de Youtube do Programa Bandeira Azul.

    Leia também sobre Rio e região:

    Últimas