Buracos atrapalham circulação de linhas de ônibus
Desde o temporal dos primeiros dias do ano, diversas ruas ainda sofrem as consequências deixadas pelas fortes chuvas. Pelo menos 14 linhas de ônibus, de três localidades, ainda estão com a operação comprometida devido às condições viárias.
No Quitandinha, 12 linhas de ônibus tiveram seus respectivos itinerários alterados desde a última sexta-feira, após a abertura de um buraco na Avenida Joaquim Rolla. Segundo os moradores, o buraco existe desde o ano passado mas, há uma semana, o problema se agravou e levou a alteração dos itinerários dos coletivos que passam pela rua no sentido bairro.
“É realmente um perigo passar por ali, porque não isolaram e não fizeram nada. É uma falta de respeito, ainda mais perto de um ponto turístico da cidade”, disse Maurício Bernardo, 46 anos.
De acordo com uma moradora que não quis ser identificada, com a alteração no itinerário, os passageiros precisam caminhar por cerca de 400 metros até a rua principal, mas outros veículos continuam passando, já que não existe nenhuma sinalização.
O mesmo buraco aberto próximo ao Palácio Quitandinha afetou 11 linhas da Petro Ita: a 405 – Getúlio Vargas, 423 – Vila Hípica (Espírito Santo), 424 – Vila Hípica (Rio de Janeiro), 428 – Vila Hípica (Via Rua Ceará), 437 – Amazonas (Via Rua Alagoas), 440 – Vila Hípica (Via Alto da Serra), 441 – Vila Hípica, 454 – Vila Hípica (Via Rua Friburgo), 465 – Amazonas (Vila Ipanema) e 466 – Alagoas (Rua C). Essas linhas estão passando pela Rua São Salvador. Já a linha 480 – Coronel Veiga está operando pela Avenida Ayrton Senna.
A linha 180 – Coronel Veiga (Via Quitandinha), da Cidade Real, também alterou o itinerário, em decorrência da falta de manutenção na via, desviado pela Avenida Ayrton Senna.
Questionada a Prefeitura informou que a equipe de manutenção viária da Secretaria de Obras está providenciando a troca de uma tampa de ralo, feita em concreto.
Sem ônibus em outras comunidades
Segundo o Setranspetro, comunidades como Estrada da Saudade e Posse, tiveram a operação de duas linhas alteradas devido às condições viárias agravadas com as chuvas de verão.
Na comunidade do Ventura, na Estrada da Saudade, um deslizamento de terra ainda impede a passagem da linha 517, da Viação Cascatinha, desde o dia 7 de janeiro, pelo Fragoso. O coletivo está manobrando na Rua Silvino Rodrigues dos Santos.
Na localidade do Ingá, na Posse, a linha 717 – Posse (Via Ingá), está impossibilitada de atender a região, por falta de condições viárias, que se estende a uma distância de aproximadamente um quilômetro, desde o dia 18 de dezembro de 2019.