Buracos afastam os motoristas de via que liga o Carangola à BR-040
A Estrada Emídio Tavarez, que liga o Vale do Carangola à Rodovia BR-040 e poderia ser alternativa para motoristas escaparem dos constantes congestionamentos da Estrada União e Indústria, está completamente abandonada. Na via há buracos por todos os lados e problemas no escoamento da água e drenagem agravam ainda mais a situação, tornando o caminho até a região do Rio da Cidade ainda mais difícil. Com tantos obstáculos, muitos motoristas preferem evitar o transtorno, engrossando a fila de veículos na União e Indústria.
“Hoje a gente fica até com medo de passar a pé aqui sozinha. Antes eu subia porque tinha muito movimento, mas agora, com tantos buracos, passa carro só uma vez ou outra. Aí dá medo. A rua fica deserta”, explicou a manicure Sônia Alves. Se está ruim para os pedestres, a situação é ainda pior para quem tem carro. Reginaldo Xavier Barbosa, de 43 anos, prefere deixar o veículo em casa e ir para o trabalho de ônibus. “É muito ruim esse caminho. Você passar vez ou outra é uma coisa, mas passar todos os dias por aqui é insustentável. O carro não aguenta isso. É suspensão, mola, pneu, direção, freio e até mesmo o para-choque do carro sofre com isso. Uma vez eu cai num buraco e meu carro ficou agarrado, então prefiro não correr esse risco”, contou.
Passando pela via é possível acessar a BR-040 tanto no sentido Rio quanto no sentido Juiz de Fora. Em época de festas como a Bauernfest, quando a Alfredo Pachá é interditada, deixando o trânsito lento em direção ao Centro, muita gente escapa pelo Vale do Carangola para voltar para casa. “É bem melhor passar por aqui porque você consegue acessar a BR-040 e ir tanto para Itaipava quanto para o Bingen ou a Fazenda Inglesa, por exemplo. Então eu acho que o governo deveria dar mais valor, porque não é uma rua qualquer. É uma estrada importante que precisa de manutenção”, completou Reginaldo. A Prefeitura informou, em nota, que equipe de manutenção viária da Secretaria de Obras fará uma vistoria no local.