• Bungee Workout : os benefícios do pilates com adrenalina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/11/2017 07:00

    O bungee jump é um esporte super radical indicado para quem gosta de adrenalina e, principalmente, tirar o pé do chão. Muita gente tem vontade, mas tem medo de se aventurar nesta experiência. Mas, uma nova técnica introduzida ao pilates promete levar os praticantes a sentir um pouco desta emoção sem precisar sair do lugar. O Bungee Workout une os equipamentos do jump com exercícios aeróbicos, exige força, flexibilidade e muita determinação. 


    A técnica é nova, mas o esporte nem tanto. O Bungee Jump foi criado em Pentecost, uma ilha do arquipélago de Vanuat, no começo os moradores desta região amarravam as pernas e saltavam das árvores mais altas. A atividade era realizada como uma demonstração de coragem e força. Com o passar do tempo, a prática foi sendo aperfeiçoada, com equipamentos adequados e sendo espalhada pelo mundo. 

    A prática chegou na Ásia, por dois amigos tailandeses, que começaram misturar o jump com técnicas de dança e movimentos acrobáticos suspensos, dando origem ao Bungee Dance. Esta mistura não poderia ter dado mais certo. Tanto que o famoso Cirque du Soleil utiliza a modalidade há anos, em seus espetáculos apresentados pelo mundo. 

    O Bungee Workout é um pouco das duas atividades, com os princípios do pilates e o treinamento funcional, o praticante pode literalmente se jogar, sem precisar de um lugar amplo e específico para isso. Preso ao elástico e a cadeira utilizadas no jump, é possível saltar e fazer movimentos de força e resistência como no dance. 

    Quem aplica a técnica na cidade são as fisioterapeutas da Bio Pilates Viviane Muniz e Daniele Rodrigues, e contam um pouco de como funciona os exercícios. “Os alunos utilizam os mesmos acessórios que o esporte jump, e são fundamentais para evitar o impacto nas articulações, além de facilitar os saltos, sem risco dos alunos se machucarem”, disse Daniele.

    Durante a aula, os pés ficam em contato com o chão e, quanto mais a pessoa corre, se afastando do local onde a corda está presa, mais força ela precisa fazer. Os movimentos são variados, o paciente pode correr, saltar ou realizar movimentos parados que exigem força e resistência. “Utilizando um treinamento mais intenso, é garantido queimar muitas calorias. Além de um excelente exercício cardiorrespiratório de força e resistência simultaneamente, em curto espaço de tempo”, disse Daniele.

    Viviane explica que os movimentos exigem folego e por isso não é recomendado que sejam executados por muito tempo. “No pilates os exercícios não são aeróbicos, por isso, o workout casa muito bem com o pilates. Introduzimos 20 minutos de exercícios nas aulas, e já dá para suar bastante. Como são movimentos intensos, a pessoa não aguenta repeti-los por uma hora direto, por exemplo. É ideal para que ganhar definição, força e resistência física”.


    O contado César Ubiratan conta que há um ano atrás procurou o pilates para tentar amenizar as dores na coluna. E que agora com a nova modalidade só vê benefícios “Senti uma enorme diferença no meu corpo, melhorou bastante meu problema na coluna. E estes exercícios são uma novidade, faço há três meses e já sinto meu corpo mais firme”, disse.

    A professora Rosângela Cardoso pratica pilates desde 2009. “Não deixo de jeito nenhum, sinto prazer em fazer os exercícios. Sinto meu corpo mais relaxado, alongado, mais força e equilíbrio com essa nova técnica. Adoro uma novidade”, brincou. 

    O Bungee é utilizado para fins terapêuticos, não sobrecarrega as articulações, e facilita o trabalho do fisioterapeuta com algumas patologias, e o atendimento com crianças e idosos. “É uma atividade lúdica, indicada também para autistas e pessoas com síndrome de Down, ajuda a melhorar o condicionamento cardio e o equilíbrio”, disse Daniele. 

    Os movimentos são desafiadores, mas prática é feita de acordo com capacidades e limitações do paciente. Gestantes também podem praticar exercícios mais parados, até os seis meses de gestação. Viviane está no terceiro mês de gestação e não deixa de fazer os exercícios. Inclusive durante as aulas é ela quem faz os primeiros movimentos demonstrando para os alunos. A atividade não é indicada para cardiopatas graves, pessoas que tenham passado por cirurgias abdominais recentes, hipertensos descompensados, pessoas com labirintite e piercing no umbigo (quem tiver deve tirar durante as aulas). 

    O Bungee Workout é recomendado para todas as idades porque aumenta a força muscular e alivia o estresse, diminuindo o índice de depressão e melhorando o convício em sociedade. “A melhor maneira de esquecer que você está se exercitando é se divertindo, e o treinamento no bungee pode ser tão divertido quanto uma ida ao parque. Como os movimentos são dinâmicos, dá para suar bastante. É uma novidade que dá para todo mundo se jogar”, brincou Daniele. 


    Últimas