• Brinquedos, roupas e eletrônicos são os itens de maior procura para o Dia das Crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/out 17:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – Arquivo

    As projeções de vendas para o Dia das Crianças de 2024 indicam uma movimentação significativa no comércio do Estado do Rio de Janeiro, com expectativas de crescimento impulsionadas por uma recuperação econômica gradual e a aproximação de datas festivas importantes. O ticket médio de gasto previsto no comércio fluminense fica entre R$ 200 a R$ 250 e os itens de maior procura são brinquedos, roupas e eletrônicos. Os brinquedos continuam sendo a opção de presente preferida e as lojas do gênero já sentem movimento intenso, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.

    Além de presentes tradicionais, o comportamento de compra está se diversificando. As famílias também têm investido em experiências como passeios ao ar livre, lanches e atividades de lazer, como idas ao cinema ou a parques temáticos, o que reflete uma tendência crescente de valorizar momentos em família, sobretudo pós-pandemia. Essa procura por atividades recreativas vai, além do comércio, aquecer setores como alimentação e entretenimento.

    Segundo Claudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, essa variedade nas escolhas de consumo mostra uma mudança interessante no perfil dos consumidores.

    “Temos observado que os pais estão priorizando não apenas os presentes físicos, mas também experiências de lazer e convivência. Isso amplia o leque de consumo, com vendas no comércio, mas forte influência em outros segmentos econômicos. Petrópolis é um dos cenários ideais para quem busca essa pluralidade, lembrando que o Dia das Crianças cai em um sábado, mas é feriado e uma oportunidade de folga para muitas pessoas para viagens rápidas”, analisa o empresário.

    Mohammad destaca ainda a importância do Dia das Crianças para o aquecimento do comércio local.

    “A data é estratégica para o comércio e, com a proximidade do final do ano, serve de termômetro para as expectativas do setor para as festas de fim de ano. Esperamos um aumento considerável no fluxo de turistas e consumidores em nossa cidade, impulsionando não só as vendas, mas também o setor de serviços, que oferece atividades para toda a família”, observa.

    A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acredita em boas vendas pelo e-commerce, mas, neste caso, as compras são feitas de forma antecipada.  Pelo menos 70% dos consumidores optam em compras em espaços físicos na data e a expectativa é de lojas mais cheias a partir de quinta-feira, lembrando que o comércio está apto a funcionar no sábado, mesmo feriado, no caso de acordos entre lojistas e empregados firmados individualmente por meio dos sindicatos dessas classes.

    “A dica é não deixar para a última hora e pesquisar não apenas preços, mas a qualidade e novidades. Para os que vão ter apenas o sábado como opção de visitar as lojas, o comércio está preparado para um atendimento especial”, afirma Cláudio Mohammad.

    Últimas