• Brasil elege número recorde de mulheres e negros na Câmara dos Deputados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2022 05:00

    O Brasil elegeu um número recorde de mulheres e negros para Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.  A partir de 2023, quando os novos escolhidos assumirem os mandatos, a Câmara terá 91 deputadas federais e 135 parlamentares negros. Esta será a maior representação da história, em ambos os casos no país. A cada grupo de seis parlamentares, em média, uma será mulher. Já um em cada quatro deputados federais será negro.

    Surpresa

    Por essa ninguém esperava. Max Lemos, ex-secretário de Infraestrutura, que tratou pessoalmente das obras de reconstrução de Petrópolis feitas pelo Estado teve 980 votos na cidade. Padrinho político de Bernardo Rossi que, naturalmente, fez campanha para ele, Max tá bem decepcionado, afinal, 980 votos dos 90 mil que teve é apenas pouco mais de 1%.  

    Hora do acerto

    Falando nisso, é hora de quem não foi bem sucedido nas urnas fazer aquela dolorosa avaliação junto a seus coordenadores de campanha.  Hora de tirar os sapatos de couro italiano e calçar as sandálias da humildade…

    A biblioteca do Instituto Teológico Franciscano apresenta, até sexta-feira, a “Exposição Franciscana”. São dezenas de representações, em esculturas e pinturas, de São Francisco de Assis. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h até às 17h.  O ITF fica na Rua Coronel Veiga, 550, no Centro. A entrada é gratuita.

    Tamanho

    O prefeito Rubens Bomtempo comemorou muito e publicamente a vitória de Yuri Moura, do Psol, nas urnas. Mas, não é um êxito atribuído tão somente ao prefeito que abraçou a candidatura do esquerdista (aliás, como deveria ser). Os mais de 25 mil votos de Yuri são dele e da força de mobilização do Psol. É bom que ele saiba o tamanho que tem agora.

    Concorrência forte

    A gente falou aqui ontem que os esquerdistas Rubens Bomtempo e Yuri Moura (eleito deputado estadual) têm a missão de impulsionar a eleição de Lula em Petrópolis. Mas vão esbarrar num super obstáculo: o governador reeleito Cláudio de Castro (105.011 votos em Petrópolis) anunciou que vai cair para dentro na campanha de Bolsonaro.

    Haja água benta!

    Uma das maiores decepções nas urnas (para ele próprio) é de Marcus Vinicius, ex-Neskau, que teve pouco mais de 25 mil votos para deputado federal, cerca de 5 mil em Petrópolis. Nem mesmo a benção do Papa que ele foi tomar meses antes no Vaticano ajudou na empreitada de se eleger para a Câmara Federal assim como estar sob a batina de Padre Kelmon, o candidato do PTB à presidência que, em Petrópolis, teve 248 votos.

    Sem estrada, sem pedágio

    Sobre, mais uma vez, a serra ter ficado interditada na subida por conta de uma queda de árvore na segunda-feira à noite, um Partisans falou bem: nestas ocasiões deveria ser abolido o pedágio porque, afinal, o motorista paga R$ 12,60 para ficar horas engarrafado… Quem sabe um deputado federal torna lei em todo o país, hein Hugo Leal?

    O retorno

    Em 2023, retornam à Câmara dos Deputados 17 ex-deputados que já tiveram mandato em outras legislaturas, mas ficaram de fora nos últimos quatro anos. Entre os ex-deputados que retornam à Casa está Roseana Sarney (MDB-MA), Mendonça Filho (União Brasil-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

    Paulinho Moska é a atração de sexta e sábado no Soberano, em Itaipava, e com um diferencial: com os  “violões Fênix do Museu Nacional”. Os instrumentos, com mais de 200 anos, foram lapidados manualmente, a partir do reaproveitamento de madeiras que foram recolhidas do incêndio que destruiu grande parte do Museu Nacional, no Rio.

    Eu, hein!

    Alguém sabe dizer por que o ônibus de videomonitoramento da Guarda Civil vive estacionando em uma das baias da Rua do Imperador ali em frente aos Correios?  Monitora exatamente o quê ali para ocupar todas as vagas usadas com sacrifício principalmente por veículos de carga?

    Forasteiros

    Desde sempre o vereador Marcelo Lessa falava de a cidade ser invadida por ‘forasteiros’, candidatos de fora da cidade que iriam abocanhar votos aqui. Dito e feito: entre os estaduais foram mais de 30 mil votos para candidatos de fora e mais de 33 mil para federais, isso contado apenas os 20 mais votados para cada casa legislativa.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas