• Brasil desponta nos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 e conquista o primeiro lugar com 282 medalhas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/08/2023 12:37
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A delegação brasileira fez história na Gymnasiade 2023, ao alcançar a primeira posição no quadro geral de medalhas nos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, com 282 conquistas no total. Foram 88 medalhas de ouro, 91 de prata e 103 de bronze, deixando a China em segundo lugar e Tai Pei Chinesa, em terceiro, com respectivamente 97 e 67 vitórias. Com mais de 1.400 atletas representando 46 países, o evento reviveu o clima olímpico entre os dias 17 e 26 de agosto, nos mesmos equipamentos dos Jogos de 2016. A Gymnasiade recebeu investimentos de R$ 5 milhões do Governo do Rio, por meio da Lei Pelé.

    A delegação brasileira foi a maior da competição, com 402 integrantes e 382 estudantes-atletas. Jovens de todas as regiões do país participaram, representando as 27 unidades federativas. O TimeRJ também teve destaque, com 71 competidores, incluindo 16 beneficiados pelo programa Bolsa Atleta RJ, como a carioca Isabel Aguiar Ramos, de 13 anos, que levou ouro na ginástica artística.

    “Estou muito feliz de estar aqui e ganhar essa medalha em um mundial. Obrigada a todos pelo apoio e pela torcida por mim”, agradeceu a jovem em meio à emoção de ser premiada pela medalhista olímpica Daniele Hypólito.

    Além de disputas emocionantes e das conquistas esportivas, a Gymnasiade também foi espaço de troca e de intercâmbio cultural. Durante os dias de competições, os jovens atletas ainda puderam conhecer pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.

    “Foi o meu primeiro campeonato internacional, vim de Goiás. Conheci novas pessoas, novos esportes e gostei muito de toda a experiência”, garantiu a lutadora Ana Clara Aguiar, de 14 anos, da delegação brasileira de Taekwondo.

    Adrenalina, jogos e festa

    Os Jogos Mundiais Escolares Sub-15 também tiveram espaço para festas e feiras culturais. A Noite das Nações, realizada na última quarta-feira (23), proporcionou momentos classificados como “inesquecíveis” pelos participantes.

    “Fiz fotos com todas as delegações. Adorei a animação dos mexicanos, e fechei amizade com umas francesas muito fofas. Também ganhei um pin da delegação de Tai Pei depois de dançar com eles. Foi um dos melhores dias da minha vida”, comemorou a estudante Olivia Ahmed, de 14 anos, que fazia parte da torcida brasileira.

    A Gymnasiade 2023 foi organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

    “Foi a realização de um sonho não apenas dos atletas-estudantes, mas também dos professores, técnicos, dos árbitros, dos dirigentes de poderem participar de uma competição de alto nível. Quero agradecer profundamente ao apoio do governador Cláudio Castro, que delegou ao secretário Rafael Picciani, do Esporte, a missão de capitanear o Comitê Local Organizador para que, no final, fizéssemos a melhor entrega possível”, avaliou o presidente da CBDE, Antônio Hora.

    Últimas