• Brasil cai em grupo com Suécia, República Checa e Cuba no Mundial de handebol feminino

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/maio 15:10
    Por Estadão

    A Federação Internacional de Handebol (IHF) sorteou nesta quinta-feira, em grande festa no Museu Noordbrabants, na cidade holandesa de s-Hertogenbosch, uma das cinco sedes, a tabela do Mundial Feminino que ocorre no fim do ano, em parceria entre Holanda e Alemanha. A seleção brasileira escapou das principais potências, mas terá duas rivais europeias no Grupo G: Suécia, República Checa e a rival da estreia, Cuba.

    O sorteio contou com ex-jogadoras das seleções dos países-sede, a ex-goleira alemã Clara Woltering e duas holandesas, a ponta direita Debbie Bont e a ex-capitã Danick Snelder. Também representantes da Holanda, a melhor jogadora da edição de 2019, a goleira Tess Lieder foi a responsável por apresentar o troféu da 27ª edição da competição, agendada entre 26 de novembro e 14 de dezembro.

    Com a atual campeã França, além da medalhista de ouro olímpico Noruega, além das anfitriãs Alemanha e Holanda e da Dinamarca, medalha doe bronze nas duas últimas edições no pote A, o sorteio acabou beneficiando o Brasil, que escapou das potentes adversárias.

    A estreia da seleção brasileira ocorre no dia 27 de novembro, diante de Cuba, a oponente em tese mais fácil da chave G. Depois encara a República Checa, no dia 29, e encerra a participação na fase classificatória contra a Suécia, 1º de dezembro. Todos os jogos ocorrem em Stuttgart.

    De acordo com a IHF, a chave mais complicada é a A, com Dinamarca, Romênia, Japão e Croácia, com três europeias e a perigosa seleção japonesa que surpreendeu as dinamarquesas na edição de 2023.

    Pelo regulamento, as três melhores de cada chave se garantem e levam os resultados da primeira fase. Caso o Brasil confirme o favoritismo para obter uma das vagas, formará uma nova chave com os garantidos do Grupo H, que conta com Noruega, Angola, Coreia do Sul e Casaquistão.

    Na edição passada, após se garantir em segundo na fase classificatória, o Brsil parou na segunda etapa (só avançam dois dos seis) ao ganhar somente da República Checa, por 30 a 27, o que traz esperanças para o reencontro na próxima edição do Mundial.

    CONFIRA OS OITO GRUPOS DO MUNDIAL:

    Grupo A (em Roterdã, na Holanda) – Dinamarca, Romênia, Japão e Croácia

    Grupo B (em s-Hertogenbosch, na Holanda) – Hungria, Suíça, Senegal e Irã

    Grupo C (em Stuttgart, na Alemanha) – Alemanha, Sérvia, Islândia e Uruguai

    Grupo D (em Trier, na Alemanha) – Montenegro, Espanha, Ilhas Faroe e Paraguai

    Grupo E (em Roterdã, na Holanda) – Holanda, Áustria, Argentina e Egito

    Grupo F (em s-Hertogenbosch, na Holanda) – França, Polônia, Tunísia e China

    Grupo G (em Stuttgart, na Alemanha) – Suécia, Brasil, República Checa e Cuba

    Grupo H (em Trier, na Alemanha) – Noruega, Angola, Coreia do Sul e Casaquistão

    Últimas