
BR-040: nova concessão e uma série de dúvidas sobre tarifa e prazos
**Atualizada às 12h30 para correção
Foi muita comemoração o resultado do leilão de concessão da BR-040. Mas, depois da euforia começam a cair as fichas. A mais difícil de descer é o quadro societário do consórcio vencedor, o Estrada Real, ser formado por empresas ligadas à Triunfo, que é dona da Concer, empresa que gere atualmente a rodovia. E outras fichas começam a rolar como o preço do pedágio. É fixo? É por quilômetro rodado desde já ou só quando o free flow estiver operando?
Papel e lápis na mão
Pessoal tem quebrado a cabeça para entender o quanto vai doer no bolso porque a única certeza é que vai ter aumento. Nas contas de padaria que fizemos ontem não foi incluído o IPCA acumulado desde a confecção inicial do edital. Considerando índice de 5,49% até abril; e o desconto que fez o consórcio ser o vencedor e se a cobrança por km rodado iniciar em agosto, o placar fica em: Rio a Petrópolis (44 km), valor de R$ 16,48, Petrópolis a Areal (42 km), pedágio de R$ 15,73 e Areal a Simão Pereira (52,9 km), taxinha de R$ 19,82. Até agora, porque em agosto, quando inicia a concessão, pode mudar para mais. Para menos a gente não acredita. A Agência Nacional de Transportes Terrestres, a quem cabe a fiscalização da concessão, estima que ao longo de todo o percurso o custo seja de R$ 55.
Vai demorar
Pedágio mais caro já, mas as obras ficam para depois. Na nova concessão, as melhorias reais na infraestrutura da estrada só começam a aparecer a partir de 2028. Neste ano, estão previstas as primeiras faixas adicionais e trechos de vias marginais entre Duque de Caxias e Petrópolis. A duplicação de pistas e o tão esperado túnel da Nova Subida da Serra só devem ser entregues em 2029. Já os túneis complementares e trechos finais da duplicação ficam para 2030. Até lá, o motorista vai pagando mais caro. Pressionar por antecipação de obras e isso se concretizar a gente só acredita vendo.
Será?
Longe de a gente desanimar os usuários da BR-040, mas a gente lembra que lááááá atrás ouviu que o pedágio para fazer jus às obras deveria ser de R$ 25.

Babou
Rapaz, capaz de não dar certo a ideia sensacional de nossos queridos agentes públicos terem ido todos à Bolsa de Valores de São Paulo para acompanhar o leilão da concessão da BR-040. E olha que foi oposição, situação, direita, esquerda, leste, oeste. Como o consórcio vencedor tem empresa que é sócia da Triunfo, dona da Concer, atual gestora, a comemoração pelo “novo” foi um tiro que saiu pela culatra.
Agora é que são elas
Mudanças no gabinete do vereador Léo França: sai a Coordenadora Geral de Gabinete de Vereador, Karol Cerqueira para entrar em seu lugar ninguém menos do que a ex-secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo. Karol estaria apenas cumprindo uma tabela até que a titular da vaga assumisse a função o que ocorreu na quarta e sairá publicado na próxima edição do Diário Oficial da Câmara de Vereadores.
Sem presente
Foi uma decepção (e polêmica) nas redes sociais a não aplicação de tarifa zero ou pelo menos R$ 1 no Dia do Trabalhador em Petrópolis. Teve até gente postando print de pergunta feita à IA e a inteligência artificial confirmando que era gratuito. Depois, ainda teve a indicação de Lívia Miranda votada na véspera (porque não fizeram antes, meu Deus?) “autorizando” a prefeitura a instituir a tarifa zero no 1° de Maio. Aí a confusão tava formada com desencontro de informações. E o trabalhador ficou sem presente.
Faz as contas
Porque é importante uma tarifa zero em um dia especial? Calcule uma família de quatro pessoas que more no Alto Independência. Com passagem a R$ 5,65, uma ida e volta à praça da Liberdade, para a família, custa R$ 45,20. Se cada um comer um saco de pipoca de R$ 10 e tomar uma Coca por R$ 6, a conta total sai a R$ 109,20. Agora imagine que todos tenham a oportunidade de ter essa reserva para o lazer. Taí um cálculo que a direita não consegue entender.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 360 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Tá gravado
A prefeitura anunciou com pompa a presença de 30 agentes de trânsito para dar uma força ao longo da Expo Petrópolis. Daí o povo botou nas redes sociais vídeos de uma concentração de uma dúzia deles no 1° de Maio, por volta das 17h, na porta do Parque no papo ou consultando o celular.

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