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  • 31/07/2023 03:31

    A perspectiva não é nada boa para a BR-040. A licitação para escolha da nova administradora da via – e a extensão da concessão para até Belo Horizonte em um único contrato – ainda não foi para a rua. O governo federal anda pensando em deixar como está: do Rio a Juiz de Fora e de Juiz de Fora a BH, em dois trechos distintos. E mais: a Concer já teria ganho na justiça indenização de R$ 1 bilhão para compensar gastos e investimentos, em especial com a nova pista de subida da serra. Assim, o governo teria de arcar com esse custo, além de licitar nova empresa. Desta forma, está sendo estudada uma ‘compensação’ com a Concer ficando mais 15 anos à frente da rodovia.

    Pedágio mais caro

    Outro ponto que é levantado seria o custo maior de pedágio caso a concessão vá do Rio a BH. A tarifa, ao contrário do que se imaginava, vai crescer ao invés de reduzir. Assim, se estuda manter o trecho menor, do Rio a JF, de 180 quilômetros.

    Ah, a planilha

    Duas ações na justiça tentam barrar o reajuste da tarifa de ônibus. Uma delas é liderada pelo vereador Hingo Hammes que alega inconsistências na composição do Comutran (no momento da votação do reajuste, em 11 de julho, os mandatos dos conselheiros representantes da sociedade civil havia expirado em 21 de maio) e também coloca em dúvida itens que compõem a planilha de custos que embasa o reajuste. A segunda, da vereadora Júlia Casamasso, aponta a má prestação de serviços e também  inconsistências no cálculo da tarifa.

    Em defesa

    Interessante que a ação da vereadora, já na petição, exime o prefeito Bomtempo de responsabilidade.  Diz que ele nem deve figurar como polo passivo das “ilegalidades cometidas no Comutran”…“é bastante plausível que o gabinete do prefeito possa ter sido levado a erro e, como outra unidade administrativa, esteja totalmente alheio aos desatinos cometidos no referido colegiado “. Mas, o Comutran não vota uma planilha que é feita pela CPTrans que é a empresa de economia mista cuja acionista majoritário é a prefeitura?

    Poesia

    A gente também não pode deixar de notar a poesia na petição da ação popular impetrada pela vereadora que cita pede licença para citar Clarice Lispector quando menciona a urgência de uma liminar suspendendo o reajuste dizendo “afastada a espada do tempo”.

    Contagem

    E Petrópolis está há 84 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Philip Kotler, considerado o “pai do marketing moderno”, autor de publicações que são a ‘bíblia’ do setor, convidou a Alterdata para ser um dos “cases” do próximo livro que está sendo escrito. Ladmir Carvalho, CEO da empresa e colunista da Tribuna FM, já fez a primeira entrevista para a publicação relatando um método criativo, matemático e único no setor de tecnologia no Brasil, que permite identificar as particularidades de cada cliente e oferecer um tratamento exclusivo.

    Arte em grafite

    O mestre do grafite, Rodrigo CB, vai assinar a arte de três painéis nas paredes externas da pista de Skate do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse. 

    Praça Pasteur, abandonada e a pé

    Pessoal da Praça Pasteur nos escreveu para um desabafo e fazem uma ligação entre as chuvas de 2022 e o aumento dos ônibus. Porque se dizem duplamente penalizados. Primeiro, porque muita gente que teve a casa comprometida espera ajuda da prefeitura e a tradicional praça da localidade continua em petição de miséria e, segundo, porque ônibus ali, mesmo sendo um corredor de passagem deixa muita gente a pé. Não tem mais horários definidos e quando passam estão sempre lotados. Moradores lembram que a Praça Pasteur é ponto de encontro dos políticos nas eleições. E eles estão aguardando a turma em 2024…

    O governador Cláudio Castro e o filho, João Pedro, na clínica de futebol do craque Petkovic, no Resort Villa Itaipava, com a integração dos alunos com os familiares.

    Aguardemos e oremos

    Começa hoje período de dois meses em que a Estrada Velha da Estrela vai estar interditada a veículos pesados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Segundo eles, a rodovia histórica, toda em paralelepípedo, sofreu ao se tornar rota de fuga para caminhões de grande porte no dia 08 de junho, quando um veículo carregado de combustível tombou e incendiou na subida da Serra de Petrópolis, na BR-040.  Se tiver problemas de novo na BR vai ter que reabrir a Serra Velha…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

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