Bota fora da enchente é levado para BR-040
E o restolho da enchente – composto de lama, ferros, concreto, cimento, tijolos e possivelmente material orgânico– está sendo levado para uma área na BR-040. Uma cidade que não tem nem onde colocar seu entulho e lixo verde não vai ter uma área específica para este tipo de material. Vai ter que improvisar.
Experiência
Tal e qual em 2011, quando toneladas foram despejadas também em uma área na BR-040 que era particular e ainda tinha um rio próximo. Naquela ocasião, deu aquela confusão. Desta vez parece que a área não tem esses impeditivos, mas é bom fiscalizar. Quem sabe o Inea e o Ibama.
Caetitu botou pra correr o bota-fora
E a houve uma primeira tentativa de despejar pelo menos parte do resíduo em uma área da prefeitura no Caetitu. Ah, mas os moradores foram rápidos e impediram o acesso dos primeiros caminhões que iriam colocar o material no local que tem sete nascentes. Além de bloquear a rua, ainda chamaram o Ministério Público.
Projeto para a área
Aliás a área ali, que é da prefeitura, iria ser usada para a construção de 664 casas populares, conforme Rubens Bomtempo, que era prefeito também na época, anunciou em 2014. Depois, no final de seu mandato, tentou vender o terreno, mas a Câmara de Vereadores não deixou. E hoje o espaço continua abandonado.
Já deu
Foi engraçado ver o governador Claudio Castro chamar o deputado federal Marcelo Freixo seu principal adversário nas eleições deste ano de “Zé do Caixão”. Pelo inusitado, pelo gracejo. Agora a briga política nesta tragédia não apenas na esfera estadual, mas na municipal, está de embrulhar o estômago.
Disfarça!
Depois das farpas, Marcelo Freixo anunciou que iria telefonar para Claudio Castro e colocou aquele pano quente falando de tempo de união e coisa e tal. Mas é porque tava apanhando arrumado também nas redes sociais… Já Bomtempo baixou um pouco a bola e vem fazendo lives ao lado de secretários estaduais para mostrar um clima de harmonia ainda que sua cara denuncie que ele está por aqui com Castro e cia.
Comlurb da discórdia
E teve briga sobre a … Comlurb. Mas, vou te contar, hein? Os laranjinhas da Comlurb subiram a serra para ajudar na limpeza e rolou o papo de que teriam sido barrado pelo povo de Claudio Castro, em especial Bernardo Rossi. O ex-prefeito desmentiu, mas Paes, o prefeito carioca não disse nem que sim nem que não. Fez a linha fino e disse que o que precisar ele ajuda. Já o presidente da Companhia carioca de limpeza urbana, Flávio Lopes, que também subiu a serra, anunciou que entregaria a Rua Teresa limpa e lavada domingo à tarde e cumpriu.
Fiscalização
E o governador Claudio Castro instituiu, por decreto, um comitê de acompanhamento dos gastos para as obras de reconstrução de Petrópolis. A expectativa de bom uso do dinheiro público se ascende com a presença de órgãos como Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública do Estado.
Galochas
Alguém, por favor, salva o Baninho. O ex-vice-prefeito tá andando com uma bota que vai até o joelho e pelo menos uns quatro números maior que o pé. Mas, pelo menos tá sendo mais visto que o atual vice…
Golpe
Deu de tudo já nesta tragédia. Até mesmo um adolescente, detido pela polícia, que tinha criado uma página fake para receber doações para as vítimas das chuvas e ainda colocou a conta bancária da mãe…
Cultura afetada
O acervo que fica no terreno da biblioteca Gabriela Mistral – a terceira maior biblioteca pública do estado – ficou inutilizado. São milhares de livros que serão jogados fora. Também com dor no coração vimos 15 mil livros novinhos da Nobel, a única livraria do Centro,destruídos. Bom que editoras de todo o pais estão ajudando a recompor o acervo da livraria.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br