Bortoleto explica estratégia que o deixou em 18º no grid do GP do Bahrein: ‘Carro imprevisível’
Gabriel Bortoleto tentou, mas não conseguiu evitar a eliminação no Q1 da classificação para o GP do Bahrein de Fórmula 1. Pilotando um carro “imprevisível” e tentando guardar os pneus no circuito abrasivo de Sakhir, o brasileiro largará da 18ª posição na corrida deste domingo, 13. Para ele, apesar de querer um resultado melhor, não foi nada muito diferente do esperado.
Nenhum dos carros da Sauber conseguiu avançar ao Q3 e à disputa da pole position. Nico Hulkenberg, companheiro de equipe de Gabriel, disputou o Q2 e cravou o 13º lugar no grid de largada. Eles adotaram estratégias diferentes durante o quali: o piloto de 21 anos preferiu economizar os pneus, enquanto o veterano alemão optou por forçar um pouco mais no Q1.
Falando à Band após o treino classificatório, Bortoleto explicou o porquê de não dar mais voltas com compostos novos. “A gente optou por usar dois sets. Depois do TL2 de ontem, tínhamos um bom ritmo e estávamos bem”, pontuou, não creditando unicamente esse fator ao resultado. “Não me impressiona, o carro é muito imprevisível e muda muito de uma temperatura para outra”.
O GP do Bahrein é conhecido por ter temperaturas diferentes ao longo do final de semana, já que algumas sessões de treino são disputadas durante o dia e o quali, à noite. Isso causou as mudanças de comportamento não somente da Sauber do brasileiro como de outros carros no grid.
Hulkenberg, por sua vez, calçou um novo set de pneus macios em sua última volta, tática que Bortoleto preferiu não arriscar pensando em um avanço. “Eu esperava chegar no Q2 de pneus novos, era a expectativa. Como ele (Nico) não conseguiu colocar um set a mais na manhã porque o carro dele quebrou, ele optou por usar um novo. Faz parte”, concluiu.
A pole position do GP do Bahrein ficou com o australiano Oscar Piastri, da McLaren, que dividirá a primeira fila com George Russell, da Mercedes. O líder do campeonato, Lando Norris, ficou apenas com o sexto lugar, enquanto o atual campeão, Max Verstappen, começa da sétima posição.