• “Bondade como estilo de vida”: palestra de Maharaj Chandramukha Swami, monge e estudioso, acontece neste sábado em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Neste sábado (12), a partir das 9h, o Espaço Shiva promoverá mais uma edição de sua tradicional feira. A programação será gratuita e aberta ao público interessado em temas relacionados ao autoconhecimento, além de garimpos de brechó e diversos produtos locais. Nesta edição, o espaço colaborativo receberá, ainda, a presença de Maharaj Chandramukha Swami, monge vaishnava e estudioso da Bhagavad-gita, para a palestra “Bondade como estilo de vida”. O monge dissemina há décadas seus conhecimentos relacionados à filosofia védica, meditação, yoga e outros temas ligados à tradição dos Vedas. 

    “Se “gentileza gera gentileza”, bondade gera bondade.”

    Chandramukha.

    Chandramukha conta que escolher a bondade no mundo contemporâneo é ousado. “Temos constatado que, há décadas, a mídia insiste em difundir e multiplicar todo tipo de violência e ideologia impessoal divergente, causando, assim, mais confusão e turbulência às mentes humanas e perturbando ainda mais o bem-estar e o equilíbrio do planeta. Escolher a “Bondade como Estilo de Vida”, portanto, é uma proposta ousada que vai na contramão de tudo isso, uma vez que, ao nos nutrirmos com o espírito da bondade, mudamos o nosso trato conosco e com a vida de um modo geral. Se “gentileza gera gentileza”, bondade gera bondade.”

    Acolher o novo, descartar os conceitos ultrapassados e crenças envelhecidas: esse é o convite da palestra, dedicada especialmente àqueles que almejam uma transformação não apenas individual, em uma busca por uma vida com mais significado, mas global. “Não sabemos como esta mudança irá acontecer no mundo, tampouco quais serão suas proporções, mas podemos estar certos de uma coisa: para que cause um efeito transformador positivo, qualquer mudança terá que, antes de mais nada, ocorrer no coração de cada indivíduo – não no seu órgão físico, mas no âmago dele, naquilo que aciona a pulsação da sua própria vida, na centelha divina que lhe habita.”, disse Chandramukha.

    Na palestra deste sábado (12), o estudioso falará sobre o tema com o auxílio de escrituras sagradas milenares, conhecidas como Vedas. Segundo ele, os textos privilegiam a bondade em todas as esferas da vida, em detrimento de outras duas outras possibilidades: paixão e escuridão.

    “Na verdade, a bondade equilibra as dosagens de paixão e escuridão, tão predominantes em um mundo carente de tolerância e amor. A Bondade (como estilo de vida) propõe um autoconhecimento profundo, bem como o conhecimento sobre o criador e o propósito da Sua criação. Quem se impregna de conhecimento transcendental é contagiado, naturalmente, pela bondade e levado a agradecer e partilhar o amor divino com o mundo. A bondade pura, como o estágio mais elevado da vida humana, é a única força capaz de promover o indivíduo acima da paixão e da escuridão. Ela protege  o ser humano do caos e da insensatez da vida moderna. Da bondade surgem os pensamentos positivos e a vibração de palavras benéficas e favoráveis. Como consequência, as atitudes e os hábitos também se tornam positivos. Com hábitos sadios, o indivíduo vincula seus interesses a valores de qualidade superior. Regido, finalmente, por valores superiores sua vida se torna extremamente auspiciosa.”

    Confira a programação completa da Feira de Shiva:

    Arte: Maria Hennies

    Por dentro da Hatha Vinyasa Yoga

    Pela manhã, Jaqueline Gumury proporcionará ao público uma aula de Hatha Vinyasa Yoga. “O Hatha é a base, onde se trabalha os ásanas (posturas) de forma mais isométrica e bem meditativa. Já o Vinyasa é dinâmico, fluido. Os movimentos são sincronizados com a respiração. É quase como uma dança. Normalmente as posturas são ligadas por uma série de saudações ao Sol. É uma prática intensa, é importante saber respeitar seu ritmo. Nessa junção encontrei o melhor dos dois mundos: o pé no chão, a “meditação ativa” e a força do Hatha, com a fluidez, a vivência diária do “deixar ir” e seguir no ritmo que a respiração guiar. Gosto de descrever dessa forma, porque se aproxima muito do que é a vida e de como a Yoga nos prepara para lidar com os altos e baixos. Tudo tem tempo, tempo de parar, observar, sentir, plantar e tempo de fluir, entregar, colher, deixar ir. E é essa vivência que eu espero facilitar com a prática de sábado, na Feira de Shiva, às 9h.”, conta.

    Segundo a facilitadora, a prática proporciona diversos benefícios físicos, energéticos e espirituais, como a melhora do sistema imunológico, da ansiedade e da qualidade do sono, o ganho de força, flexibilidade e melhora postural, o aumento da capacidade pulmonar e, ainda, a melhora do foco e da concentração.

    Foto: Divulgação

    Na sala de terapias do espaço, também às 9h, Elena Machado receberá pessoas interessadas no atendimento de Chama Violeta. Terapeuta bioenergética, Elena explica que a terapia proporciona diferentes sensações em cada indivíduo, mas o alívio em diferentes esferas é comum a todos. “Os atendimentos proporcionam uma sensação de alívio de tensões emocionais ou espirituais, clareza mental e sentimento de paz. As pessoas relatam que deixam de sentir um fardo.” Segundo a facilitadora, a terapia é indicada para a limpeza da aura e dos chakras, canais e meridianos. “A pessoa desfruta do bem-estar produzido pela sua própria bioenergia.”

    Foto: Divulgação

    Às 11h, Pierre Clemente falará sobre uma técnica especial de respiração, com raízes em práticas ancestrais do Yoga e do tantra. Questionado sobre o que o público pode esperar da vivência, o professor e terapeuta conta que é um grande convite à transformação. “Participar de uma vivência de Chakra Breath é embarcar em uma jornada transformadora que toca a alma e revitaliza o corpo. Através de técnicas de respiração profunda e meditação guiada, harmonizadas com músicas rítmicas, os participantes serão conduzidos a um estado de elevação emocional, vitalidade e profunda conexão. É mais do que uma simples prática, é um convite para descobrir a paz interior, liberar tensões acumuladas e abraçar uma energia renovada, em uma experiência compartilhada de despertar e felicidade.”

    Segundo ele, dentre os benefícios do Chakra Breath estão: a regulação emocional, especialmente em momentos de crise; a ativação do sistema nervoso parassimpático, que promove maior relaxamento e bem-estar; o aumento de concentração, foco e resiliência. “Além disso, essas técnicas estabelecem uma profunda conexão mente-corpo, auxiliam na liberação de traumas, revitalizam a energia e proporcionam uma visão ampliada dos desafios, permitindo soluções criativas. Em essência, voltar-se para a respiração é uma maneira eficaz de navegar pelas tempestades da vida com equilíbrio e determinação.”, conclui.

    Foto: Divulgação

    Mais tarde, ao meio-dia, Raphaella Saar promoverá um Círculo de Mulheres. Segundo a terapeuta, será um momento de escuta e acolhimento. “Ser vista, abraçada, ouvida com atenção, sem ser ridicularizada ou julgada pelo que sentimos, é extremamente sanador. Isso proporciona uma sensação de pertencimento. Quando ouvimos outras mulheres percebemos que as questões que nos afligem são as mesmas (saímos da nossa bolha) e entendemos que ganhamos força no coletivo.”, relata.

    Foto: Divulgação

    “A psicanalista Jean Shinoda Bolen, escritora do livro O milésimo círculo disse: “Quando você recupera ou descobre algo que nutre a sua alma e te traz alegria, se Ame a tal ponto de fazer um espaço em sua vida para isso.”,

    Raphaella Saar.

    Toda crise é uma chance

    Foto: Divulgação

    Às 13h,  a psicoterapeuta Regina Aradhan conduzirá uma conversa sobre a terapia floral e a superação de crises. “Como em toda terapia, partimos da arte da escuta, mas aqui traduzimos as emoções e os sentimentos para a linguagem das flores ou do “florês”, como ouso brincar. É assim que aproveitamos os propósitos divinos da Natureza e trazemos, com o poder das essências florais, maior clareza para a consciência da nossa presença e evolução nesta vida.” Para Regina, é fundamental que o ser humano reconheça suas crises, em vez de negá-las, para que a vida aconteça de forma plena. “Toda crise é uma chance!”, conclui. 

    O evento será promovido pelo Espaço Shiva, na Rua Treze de Maio, 259 – Centro.

    Últimas