• Bomtempo já mexeu em 50% do secretariado; 3 novas secretarias começam em janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/12/2023 04:31

    É um vai e vem de secretários em dois anos de governo. O atual quadro é diferente daquele nos primeiros meses da gestão. E as mudanças atingem 52% dos titulares das 21 secretarias e empresas de economia mista. Não significa que os secretários deixaram o governo porque em muitos casos só mudaram de pasta, um troca-troca sem fim (o último deles foi entre Ramon Mello e Almir Schmidt que trocaram Administração e Segurança e Serviços Públicos).

    Foi e não voltou

    Um dos casos emblemáticos é do vice-prefeito, Paulo Mustrangi, que deixou duas secretarias, a de Obras e a da Segurança e Serviços Públicos, para ser candidato a deputado, desistiu e não voltou aos postos. Também tem gente que saiu brigada, como Thiago Gibrail, ex-controlador geral, cargo hoje de Áurea Gonçalves, funcionária de carreira, assim como Vyrna Jácomo, concursada, que assumiu Obras no lugar de Ronaldo Ramos, vereador, que retornou à Câmara. Teva ainda vai e vem de Léo França entre Câmara de Vereadores e a Comdep.

    Não aguentaram

    Jogaram a toalha Marcelo Soares, que vinha desta a gestão de Bernardo Rossi como secretário de Desenvolvimento Econômico e Felipe Rocha, também servidor de carreira, que deixou o cargo de coordenador de Planejamento e retornou ao segundo escalão. Mesmo destino de Karoline Cerqueira que deixou a Assistência Social com menos de dois meses no cargo sendo substituída por Fernando Araújo para ser nomeada no Gabinete do Prefeito.  Thiago Damaceno, hoje presidente da CPTrans, também foi secretário de Planejamento.

    Rodízio

    Já Rafael Simão ficou com o Esportes, hoje ocupada por Thiago França e agora é secretário de Desenvolvimento Econômico. Ele também foi secretário de Relações Institucionais, pasta colocada de stand by e substituída pela mais poderosa, Secretaria de Governo, nas mãos de Marcus São Thiago.

    Gulosinho, o Gentileza de Petrópolis, encerrando 2023 com duas mensagens importantes: a da placa e a da camiseta.

    E os que foram saídos

    Tem ainda os que ‘foram saídos’ do governo, como Jamil Sabrá, presidente da CPTrans, destituído do cargo por ordem judicial em decorrência de investigação por suspeita de fraudes em contratos. Na sequência, assumiu Fernando Badia, mas pediu exoneração meses depois, ao ter seu nome citado em denúncia sobre suposto esquema de rachadinhas na UERJ.

    Encontros e despedidas

    E nesta dança das cadeiras, não é certeza se chegar ao fim da gestão com os nomes atuais. A questão é: pode haver rendimento com esse troca-troca? E mais: haveria secretários dispostos a deixar o barco. Por outro lado, haverá também os que estão chegando para ocupar as secretarias recém criadas da Mulher, Pessoa com Deficiência e do Trabalho.

    Mais terceirização

    E a prefeitura continua a terceirizar serviços. Depois da Educação e da Saúde, agora é a vez dos parques. A gestão Bomtempo abriu licitação para contratar empresa que forneça mão de obra de jardineiro, auxiliar de serviços gerais, recepcionista e zelador para o Parque de Itaipava e Parque da Ipiranga. Custo estimado em R$ 1 milhão por ano.

    Já não era sem tempo

    A prefeitura vai reformar o Trono de Fátima – licitação que ocorre agora dia 17 para escolha da empresa responsável. Falta agora dar mais atenção a uma programação à altura do monumento como ícone religioso. Com 14 metros de altura, ele foi concebido por Heitor da Silva Costa, mesmo autor do projeto do Cristo Redentor. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que pesa quatro toneladas e mede 3,5m e a do anjo Gabriel sobre a cúpula, de um metro de altura, foram esculpidas em mármore branco pelo italiano Enrico Arrighini. O Trono foi construído em 1947, por meio de donativos, festas religiosas e promoções em um trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis.

    Comemorando a reforma do Trono de Fátima neste Ano Novo, desejamos um feliz 2024 com essa imagem icônica de Louis Perry.

    Unanimidade

    E fechamos o ano com um grande feito: tá todo mundo por aqui com os Partisans: governistas, oposição, esquerda, direita, centro, norte, sul, leste, oeste… E isso no legislativo local, estadual, federal e interplanetário. Isso que é elogio fechando 2023! Prometemos manter em 2024!

    Contagem

    E Petrópolis está há 237 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas