• Bomtempo decreta situação de emergência em Petrópolis; cidade já registrou quatro mortes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/mar 07:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O prefeito Rubens Bomtempo decretou situação de emergência em Petrópolis. Já são mais de 17 horas de chuva, com acumulados que ultrapassam os 300mm. Ainda há previsão de persistência da chuva nas próximas 24 horas.

    A cidade já registrou quatro mortes até o momento e mais de 190 ocorrências, até último boletim da Defesa Civil.

    Bomtempo anunciou o decreto na noite desta sexta-feira (22), ao lado do secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

    “Um dia de muito chuva. E um dia muito triste também, porque perdemos três vidas. Quero registrar aqui a minha solidariedade aos familiares dessas pessoas. Tenho um profundo respeito pela dor delas. E dizer também que vamos seguir trabalhando duro para que a cidade passe por esse momento difícil da melhor maneira possível”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

    Recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle

    O decreto foi uma recomendacão do Centro Integrado de Comando e Controle – grupo que reúne instituições e órgãos envolvidos no preparo e na resposta às chuvas em Petrópolis (órgãos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e concessionárias Enel e Águas do Imperador).

    Ocorrências na cidade

    Segundo a Defesa Civil, já são 196 registros de ocorrências, sendo 113 deslizamentos. O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) registrou 04 vítimas resgatadas com vida, 03 óbitos e segue em busca de 02 vítimas no desabamento de uma residência no bairro Independência.

    A pasta informa também que todos os pontos de apoio do município localizados nos primeiro, segundo e terceiro distritos encontram-se abertos desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência. Os demais pontos de apoio, localizados nos quarto e quinto distritos, permanecem em sobreaviso desde a noite da última sexta-feira (22), em função dos baixos acumulados pluviométricos registrados nas regiões.

    O estágio operacional da cidade é de crise.

    A previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto com previsão de chuva de intensidade moderada a forte

    Maiores acumulados nas últimas 24h: (23/03 – 06h30)

    • Chácara Flora – Geo: 307,6 mm (CEMADEN BR)
    • São Sebastião1-Vital: 291,0 mm (CEMADEN RJ)
    • LNCC: 277,5 mm (INEA)
    • Independência2: 276,9 mm (CEMADEN BR)
    • LNCC – Geo: 275,6 mm (CEMADEN BR)


    A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergênc

    Últimas