Bombeiros usam técnicas de rapel para salvar cão que estava preso em encosta na Estrada da Saudade
Na manhã desta segunda-feira(16), bombeiros militares do 15º Grupamento Bombeiro Militar (15º GBM), fizeram uma operação de salvamento de um cão que estava preso em uma encosta na Estrada da Saudade. Os militares usaram técnicas de rapel fazendo uma descida de 150 metros em um paredão de pedra para acessar o local onde o animal estava. Quatro militares participaram da operação. O animal estava debilitado e foi encaminhado para um canil para receber atendimento veterinário.
O salvamento aconteceu na Rua Luiz Pelegrini, por volta de 8h. Para chegar ao local do socorro, os bombeiros tiveram que fazer um longo percurso de viatura e uma trilha de 40 minutos de caminhada até um local onde pudessem iniciar o rapel.
O comandante do 15º GBM, Tenente-Coronel Luiz Diogo, explicou que foi preciso fazer um primeiro rapel, onde foi feita uma descida livre de 100 metros até achar um outro platô. Então foi feito um segundo rapel de 50 metros, com uma nova ancoragem, até o local onde o animal estava. O animal foi içado com um cinto até o topo da encosta onde os outros militares o esperavam. Por estar bastante debilitado, foi deixado em um canil para receber atendimento especializado por um médico veterinário.