• Bombeiros ministram palestra sobre movimento mundial Maio Amarelo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/05/2016 15:30

    Na manhã de hoje, cerca de 450 alunos da rede pública de ensino assistiram a uma palestra sobre os riscos no trânsito. O encontro aconteceu no Theatro Dom Pedro e fez parte do movimento mundial Maio Amarelo, que durante todo o mês realiza ações para alertar a sociedade sobre o alto índice de acidentes de trânsito. Em Petrópolis, segundo os dados do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (15ºGBM), são registrados de 30 a 40 acidentes por mês. 

    As turmas do oitavo e nono ano das escolas municipais Professora Maria Campos da Silva, Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio e Germano Valente (Comac) participaram da palestra e lotaram o teatro. Ações como essa se estenderão até o fim de maio e o motivo da chamada aos adolescentes é pelo fato de eles serem agentes multiplicadores da informação, começando nas próprias casas. 

    O major Felipe Pimentel agradeceu em nome do Comandante do 15° GBM, Agostinho Sequeira, a disponibilidade dos estudantes investirem o tempo na segurança pública. A palestra foi ministrada pelo capitão Daniel Campos que, de uma forma descontraída e na linguagem dos estudantes, procurou sensibilizá-los com vídeos e dados. Ele esclareceu aos estudantes que os acidentes podem ser reduzidos por meio da prevenção, que deve ser divulgada em todos os meios em que estão inseridos.

    “O número de acidentes de trânsito durante o ano equivale a mais mortes do que em uma guerra civil. Hoje nosso desafio é trabalhar pela prevenção. Diariamente, Petrópolis registra de um a dois acidentes e em cada 15 dias há uma vítima fatal. Futuramente, todos aqui serão condutores e máquinas como carros e motos são armas nas mãos de quem não respeita regras”, explicou Daniel. 

    O presidente da Companhia Petropolitana de Transportes, Fernando Badia, também falou aos estudantes e lembrou dos perigos de uma via sem segurança. “É um momento alegre ver vocês aqui. O trânsito irresponsável traz consequências graves à família. Quando o envolvido não vem a óbito tem a vida maculada. Devemos exigir que o direito do cidadão seja respeitado, assim como devem ser respeitadas também as normas. É importante que todos levem esta discussão para dentro de suas casas”, afirma. 

    No próximo sábado, dia 14, acontece a anual caminhada do Maio Amarelo, instituída há três anos na cidade. O movimento que acontece simultaneamente em 123 países tem na Cidade Imperial o apoio do Corpo de Bombeiros, Banco de Sangue, Unimed e do Deputado Hugo Leal, autor da Lei Seca. 


    Últimas