Bombeiros liberam, mas Prefeitura veta reativação dos pedalinhos no Cremerie
Apesar de as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros terem sido cumpridas, os famosos pedalinhos do Parque Cremerie não poderão voltar a funcionar. De acordo com a prefeitura, nenhuma empresa está autorizada a explorar a atividade no parque. Os pedalinhos começaram no local em 1976 e, desde então, é a atração mais procurada dessa que é a uma das maiores áreas de lazer da cidade. Além disso, parte do lago está assoreado, e há registro de deslizamentos da terra de uma das ilhas.
Os pedalinhos estão fora de operação há quatro meses. Na época, o serviço foi paralisado por determinação do Corpo de Bombeiros, que encontrou irregularidades no serviço. Entre as exigências feitas pelos bombeiros para regularização da atividade estavam a inscrição dos números de cada pedalinho na parte da frente do equipamento, a compra de coletes salva-vidas e seu uso obrigatório para crianças menores de 12 anos que ficarem sozinhas nos pedalinhos, a contratação de um guardião de piscina credenciado, um laudo técnico de engenheiro naval, seguro de responsabilidade civil e instalação de baias ao redor das ilhas.
O proprietário do bar que funciona dentro do parque e responsável pelos pedalinhos, Erly José de Souza, disse que todas as exigências foram cumpridas e, agora, só falta o certificado de registro expedido pelo Corpo de Bombeiros liberando o funcionamento. “São 41 anos funcionando sem nenhum acidente. Todas as exigências e normas de segurança foram cumpridas. Agora só estamos aguardando a documentação para reativarmos o serviço”, afirmou.
Apesar dos esforços e a aprovação da documentação pelo Corpo de Bombeiros – os documentos foram encaminhados comprobatórios foram encaminhados para o Grupamento Marítimo (GMAR) e até a próxima semana o responsável deve receber o Certificado de Registro desinterditando o equipamento – os pedalinhos foram, agora, vetados pela Prefeitura. Segundo o governo municipal, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes já está desenvolvendo os estudos para legalização e liberação do passeio de pedalinhos, através de uma licitação, bem como trabalhando no projeto de manutenção do lago e demais espaços junto aos órgãos competentes.
O anúncio foi feito um dia depois de a Tribuna denunciar o estado de abandono do parque. Por toda a área de lazer é possível ver peças enferrujadas e problemas na pintura. As casinhas das ilhas têm sinais de falta de manutenção, há luminárias quebradas e as duas piscinas do parque estão fechadas.
O Parque Cremerie é a segunda maior área de lazer da cidade, com uma área de 40 mil metros quadrado. Recebeu em 2017 cerca de 144 mil visitantes. Ele fica aberto de 8h às 17h, com entrada gratuita.