• Bombeiros encontram foco de incêndio florestal em Pedro do Rio durante ação de conscientização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/07/2019 10:20

    Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram durante sobrevoo realizado na manhã desta quinta-feira (25) um incêndio florestal em Pedro do Rio. O combate à queimada é realizado com o apoio de um helicóptero e também por militares em terra. De acordo com os bombeiros, as chamas destruíram 35 hectares de vegetação.


    O fogo foi encontrado durante a Operação Abafa 2, desencadeada pela manhã. Durante a ação as equipes notificarão previamente moradores de localidades com alto índice de incêndios florestais sobre os riscos.

    Leia também: Bombeiros apontam aumento de 88% no número de incêndios florestais em relação a 2018

    A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, as polícias Civil e Militar, o exército e órgãos ambientais de atuação municipal, estadual e federal.
    A principal preocupação é alertar as pessoas sobre os riscos de usar fogo para acabar com lixo ou outros resíduos e também para limpeza de terrenos. 

    Preocupação dos bombeiros

    Dados do Corpo de Bombeiros mostram que este ano, apenas até a última terça-feira (23), já foram registrados 139 incêndios florestais. Desde total, 79 foram identificados este mês. Segundo o levantamento feito pelo 15º Grupamento de Bombeiros Militar, em 2019 foram seis ocorrências em áreas protegidas, como parques, reservas e áreas de proteção ambiental atendidas pelo GBM e as subdivisões – destacamentos D-1 e D-2, localizados em Três Rios e em Itaipava, respectivamente.

    O comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, informou que os últimos eventos podem estar relacionados tanto à seca do período quanto a ações humanas, de um modo geral, em locais urbanos. Ele ressalta que soltar balões é crime um ambiental, com pena de um a quatro anos de reclusão. Além disso, “eles causam riscos às casas, bens e a vida das pessoas”, afirmou. As denúncias podem ser feitas por meio da Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (24) 2233-8180 e para a Polícia Militar, pelo 190.


    Últimas