Bom pra cachorro: dicas de comida natalina para os pets

  • Continua após o anúncio
    Continua após o anúncio

  • 24/12/2021 08:27
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Festas chegando e a resposta para quem pergunta quais comidas natalinas podem ser oferecidas a cães e gatos é: Nenhuma! Geralmente, esses alimentos são mais gordurosos e tóxicos para eles, provocando vômitos e diarreias nos pets. Principalmente, porque há alguns alimentos, como cebola e outros temperos, por exemplo, que fazem muito mal para eles. É preciso ter cuidado também com sobremesas, por conta do açúcar, frutas cristalizadas, adoçantes, uva, uva-passa, macadâmia, ossos, frituras, entre outros.

    Ainda falando sobre alimentos proibidos, o grande inimigo dos bichinhos é o chocolate e derivados no geral. Ele é tóxico para cães e gatos por conter muita gordura, cafeína e teobromina (estimulantes do sistema nervoso). Dependendo do tipo de chocolate e da quantidade ingerida pode causar vômito, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, respiração curta, ofegante, choque anafilático e até mesmo a morte do animal.

    De acordo com a nutróloga veterinária Jéssica Gamberoni, que atende na Clínica Amigo Bicho, há outras formas de agradar os bichinhos que fazem olhares suplicantes para cada pedacinho de iguaria típica que os humanos comem no fim de ano.

    “Eu sei que muitos tutores querem compartilhar desse momento com os pets também, né? Então existem algumas receitinhas de biscoitos natalinos, receitinhas de panetone, algumas receitinhas para os gatinhos que a gente pode preparar em casa e oferecer para eles. Hoje em dia, também há empresas que oferecem ceias de Natal pet, panetones, petiscos e outras novidades no mercado.”, orienta.

    A nutróloga veterinária também ensina um delicioso “panetone” para os doguinhos.

    RECEITA DE “CÃOnetone”

    230 gramas de farinha de aveia;
    20 gramas de Amaranto em flocos;
    2 ovos;
    4 ameixas secas picadas;
    4 damascos secos picados;
    (Lembrando que as frutas devem ser oferecidas sem caroços e sementes)
    1 colher de sobremesa de mel;
    1/2(meia) colher de chá de canela em pó;
    150 ml de água filtrada.

    Misture todos os ingredientes em uma tigela. Coloque nas forminhas pequenas de panetone e leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos em uma temperatura de 180 graus. Consulte sempre um profissional da área para saber qual petisco/quantidade é ideal para seu pet!

    Últimas