• Bolo e parabéns pelos 174 anos de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2017 15:47

    As comemorações pelos 174 anos de Petrópolis, festejados hoje (16), começaram logo cedo com uma missa na Catedral São Pedro de Alcântara, celebrada pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão. Após a celebração, que contou com a participação do Coral da Universidade Católica de Petrópolis, houve homenagens ao Major Júlio Frederico Koeler e Dom Pedro II, com deposição de coroa de flores nas estátuas nas praças Princesa Isabel e Dom Pedro II. A Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e a Guarda de Honra da Banda Marcial do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio participaram do evento. A festa terminou com o corte de bolo na Praça Dom Pedro II.

    O prefeito Bernardo Rossi, ao lado de Manuel de Orleans e Bragança e Cristina de Orleans e Bragança, que representavam a Família Imperial; da presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Maria de Fátima Moraes Argon; do professor do IHP, Joaquim Eloy e de secretários municipais participaram das comemorações. “Hoje é um dia de comemoração, dia de festa. Tenho orgulho de ser prefeito de uma cidade tão bonita. Temos uma jóia na mão e vamos resgatar a nossa história”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi, que, durante a deposição de flores no monumento em homenagem a Koeler, entregou placas de homenagem a Manuel de Orleans e Bragança e a presidente do IHP.

    Durante as comemorações, o prefeito assumiu o compromisso de resgatar para Petrópolis o título de Cidade das Hortênsias. “Foi um pedido de Dom Gregório. Vamos fazer uma grande campanha de plantio de hortênsias, começando pelas entradas da cidade e pela Avenida Koeler. Com o apoio das escolas e da sociedade civil organizada vamos conseguir”, frisou o prefeito. “O povo e o governo municipal devem dar as mãos pelo desenvolvimento de Petrópolis. Todos os cidadãos são responsáveis pela construção da cidade”, disse Dom Gregório Paixão.

    A presidente do IHP, Maria de Fátima Argon, destacou a ligação de afeto de Dom Pedro II com Petrópolis. “Durante todo o período do mandato de Dom Pedro II, por 40 verões ele se instalou em Petrópolis por períodos de três a cinco meses. Petrópolis se tornava a capital do país e aqui muito se fez. A história nos brinda com tanta riqueza. Mesmo durante seu exílio, o Imperador sempre questionava a todos com quem falava e perguntava: como está Petrópolis?”, lembrou a presidente do IHP, Maria de Fátima Argon.

    O corte do bolo de três metros, doado pelo Armazém do Grão da Mosela, foi o ponto alto da festa. Cerca de 200 participaram do parabéns. O primeiro pedaço do bolo foi entregue pelo prefeito à aposentada Adélia Fones Azevedo, que comemorou aniversário junto com Petrópolis. “É comemoração em dose dupla”, disse a aposentada, que fez 70 anos. 

    As comemoração pelo aniversário da cidade, abertas na quarta-feira, contam com mais de 40 atrações culturais e esportivas. A programação continua até o dia 23 com entrega do Prêmio Maestro Guerra Peixe e os shows de Leo Galdemann e Fafá Belém. É possível conferir a agenda completa no site petropolis.rj.gov.br/fctp.

    Últimas