Boatos viralizam nos aplicativos de mensagem e tiram sono da polícia
"Caiu na rede" ou "chegou pelo zap” são vistos como sendo “verdades” por grande parte dos brasileiros. O que era para ser um aplicativo que tornaria a comunicação mais ágil e fácil, tem se tornado um campo fértil para os boatos e fake news. As mensagens viralizam em poucas horas e quem compartilha não se preocupa se são verdadeiras ou não. A polícia alerta para os cuidados na hora de divulgar os áudios e pede que as pessoas confirmem as histórias por meios oficiais antes de compartilharem as mensagens.
“Esses áudios são compartilhados milhares de vezes e nem sempre o seu conteúdo é verdadeiro. Assim que tomamos conhecimento das mensagens e começamos a apurar, logo descobrimos que na maioria das vezes o que é contado não é verdade. É preciso ter muito cuidado com o que se compartilha nas redes sociais”, alertou o delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia (DP), Claudio Batista.
Esta semana, um áudio de um homem alertando sobre dois suspeitos que estariam aplicando golpes e assaltando pedestres logo viralizou. Segundo o delegado, a versão contada na mensagem não é a verdadeira. “Nós investigamos, falamos com a vítima, que está no hospital, e descobrimos que não foi daquela forma que tudo aconteceu. Continuamos investigando o crime, mas é importante que as pessoas não compartilhem esse tipo de mensagem porque vai causar um pânico desnecessário. Os nossos índices de criminalidade estão diminuindo e boatos como este trazem uma sensação de insegurança que não condiz com a realidade”, comentou o delegado.
Além de boatos, muitos desses áudios acabam se transformando em falsa comunicação de crime, explicou Claudio Batista. No início do ano, por exemplo, um homem divulgou mensagens onde afirmava ter sido roubado por homens armados que levaram o seu carro. Após a investigação da Polícia Civil falando com testemunhas e verificando imagens das câmeras de segurança do local onde o suposto crime ocorreu, os agentes descobriram que o homem tentou aplicar um golpe no seguro do carro e mentiu ao dizer que tinha sido roubado. Ele acabou sendo autuado.
“Esses áudios trazem um caos e prestam um grande desserviço a nossa cidade. O momento atual é complicado e é preciso que as pessoas tenham cuidado ao compartilharem esse tipo de mensagem. A polícia está trabalhando e buscando respostas para os crimes que são registrados na nossa cidade”, concluiu o delegado Claudio Batista.