• Blocos de carnaval ainda não receberam licenças: Somente quatro blocos foram autorizados pelos bombeiros para desfilar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2020 11:29

    Faltando menos de um mês para a folia, nenhum bloco obteve o alvará da Prefeitura para o desfile do carnaval de rua deste ano. O documento é a última autorização após o aval de todos os órgãos de segurança para que ocorram os festejos de rua. Segundo cronograma divulgado pela Prefeitura, a data limite para a solicitação do alvará é dia 6 de fevereiro. 

    Segundo a Prefeitura, 14 blocos tiveram a solicitação do nada a opor deferida. Até a tarde de ontem, 12 blocos haviam solicitado autorização ao 15º Grupamento Bombeiro Militar, apenas quatro conseguiram a autorização, oito estavam com o pedido em análise e apenas um havia tido o pedido indeferido. As Polícias Militar e Civil não informaram quantos blocos fizeram a solicitação e quantos obtiveram a autorização.

    O Bloco Vai dar M é um dos que fez as solicitações aos órgãos e aguarda resposta para a solicitação do alvará. O bloco faz a concentração na Praça Paulo Carneiro, na Rua Aureliano Coutinho, no sábado de carnaval. “O bloco é familiar, é uma proposta para a comunidade e os turistas”, disse o representante Eduardo Moreira. Segundo ele, o bloco não faz desfile e atrai cerca de 200 pessoas, como já ocorreu nos últimos anos. 

    Dirigente de blocos disseram ter dificuldade para conseguir cumprir algumas exigências por causa do horário de expediente dos órgãos. “Muitas pessoas trabalham e organizam os blocos nos horários livres, como o horário comercial é apertado, teve bloco que teve dificuldade”, disse um dos dirigentes. 

    O bloco Tamo Junto também está na expectativa de que consiga todas as autorizações. A representante Simone Cordeiro disse que fez todas as solicitações dentro do prazo. O bloco desfila no dia 15 de fevereiro, uma semana antes do carnaval. A concentração é no ponto final do Bairro Castrioto e o cortejo segue até o Duarte da Silveira. O Parada Obrigatória que desfila também uma semana antes do carnaval, no domingo dia 16, também aguarda o aval de todos os órgãos. O desfile acontece no Morin. 

    A Prefeitura foi questionada se há possibilidade de flexibilização do prazo para a solicitação do alvará, mas não respondeu. Em 2019, apenas quatro blocos tiveram autorização para desfilar: Bloco Tem ki ver, Secos e Molhados, Vai quem quer e Guerreiros da Vinte. 

     

    Últimas