• Blindado da PM será equipado com câmeras para filmar operações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/07/2021 12:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O novo blindado da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro foi apresentado no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), na tarde de terça-feira (29). Projetado para operar em áreas conflagradas, com vias estreitas e acidentadas, e oferecer maior segurança aos policiais militares, o primeiro protótipo do novo modelo de blindado será testado durante 30 dias por unidades operacionais da corporação.

    Um dos fatores de ganho tecnológico nos novos modelos é que todos já virão equipados com três câmeras de segurança de última geração cada. Os equipamentos serão utilizados durante o emprego dos veículos, inclusive em operações estratégicas, garantindo assim a transparência durante a atuação policial.

    Após a fase de teste, que determinará a necessidade ou não de pequenos ajustes, outros 14 blindados começarão a ser entregues para fazer parte da frota operacional da corporação. Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel e capacidade para transportar dez pessoas, o novo blindado foi projetado para operar com mais eficiência e segurança nos cenários peculiares da zona urbana do Estado do Rio.

    Com preço unitário de R$ 652,5 mil, o contrato de compra estabelecido entre a Secretaria de Polícia Militar e a empresa fabricante Combat Armor prevê a aquisição de 15 veículos inicialmente. O registro de preço firmado entre a corporação e a empresa prevê a possibilidade de entrega de outros 15 blindados com as mesmas características, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária. 

    Inédito no país, o novo blindado foi desenvolvido pela empresa acompanhando diretrizes traçadas por especialistas da Polícia Militar. Mesmo assim, a fase de teste se faz necessária com objetivo de serem avaliados possíveis ajustes finais, detectados com o emprego prático do veículo no terreno. 

    Depois de testado, ajustado e aprovado, os primeiros 15 veículos começam a ser entregues e passarão a operar em unidades com maior demanda, de acordo com planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional. 

    Últimas