• Bingen: bairro sem praça e sem Unidade Básica de Saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2023 03:17

    Pessoal do Bingen, quando o assunto é vacina, leva a breca. Só tem o posto do bairro Castrioto ou da João Xavier. O jeito é vacinar no Centro. E foi aí que lembramos: e a construção de uma Unidade Básica de Saúde para o Bingen, que foi iniciada em 2020? Acabou ficando perdida. Na ocasião, a gestão Bernardo Rossi desapropriou o prédio do antigo Clube Centenário para instalar a UBS e também um Centro de Referência em Assistência Social. O projeto para a construção do prédio ficou pronto e foi até firmado contrato como uma construtora. O local seria preparado para atender a 15 mil pessoas, uma reivindicação da comunidade desde 1990.

    Crise

    Um leitor da coluna nos corrigiu: o gabinete de crise dos transportes não deveria ter sido instalado há anos como citamos, mas quando o governo transferiu para o controle das empresas o sistema de bilhetagem. Criado em 2006, o sistema foi gerido pelas empresas – isso mesmo, pelas concessionárias do sistema – até 2021, quando Hingo Hammes trouxe para a administração, como deveria ser.

    Eu, hein!

    Essa não entendemos. Se Fred Procópio, presidente local do PL, foi à Brasília e apresentou Elias Montes, a nova aquisição aos líderes federais da legenda, como o nome forte do partido para 2024, o vereador pretende continuar sendo vereador?

    As empresas de ônibus, sempre reclamando da parada irregular de veículos nas vagas e baias dos coletivos, também aprontam das suas. Mas deve ter alguma justificativa boa para ter dois ônibus da PetroIta, fora de operação, ocupando toda a parada de embarque e desembarque em frente à Comdep, no Quitandinha, e fazendo pessoas irem aguardar os coletivos que param no meio da rua, provocando aquela lindeza de retenção no trânsito.

    Aluguéis

    Um leitor da coluna, ao ver a notícia aqui, há poucos dias, sobre mais dois imóveis que acabam de ser alugados pela Prefeitura, sempre em locais privilegiados – no caso na Avenida Tiradentes (TurisPetro) e Ipiranga (Assistência Social) nos questionou: “a lista deve ser enorme e o valor mensal imenso. Nós temos direito de saber quanto estamos pagando. Como fazer para descobrir esse mistério?”. Não sabemos, mas demos a ideia dos vereadores exigirem a despesa, em separado, no Portal da Transparência, mas eles fizeram ouvidos de mouco.

    Terra de contrastes

    Petrópolis é uma cidade bem complicada. Imaginem que aos sábados à noite, por falta de opção, o pessoal vem fazendo de point food trucks que ficam abertos até mais tarde. Onde tem um lanchinho, tem gente nas calçadas batendo um papo, aguardando um sanduba ficar pronto e coisa e tal. Por outro lado, quando o pessoal resolve todo ir se concentrar num mesmo local, como a antiga João Pessoal ou a 13 de Maio, aí da ruim.

    A conferir

    Vamos vender pelo mesmo preço que compramos: o governo do Estado já estaria com dificuldades de caixa e contingenciado R$ 5 bilhões para este ano, podendo chegar a R$ 8 bilhões. O dinheiro da Cedae já não daria mais conta de tudo e, no melhor dos cenários, em 2025, a crise vai ficar evidente.

    Pessoal tá sofrido

    Também não podemos deixar de registrar o clima pesado na CPTrans. Funcionários de carreira estão sofrendo com tudo o que vem acontecendo. Se não bastasse o entra e sai de presidentes e as investigações de suspeita de irregularidades de contratação sem licitação, a crise do transporte se agrava ainda mais.

    A Escola de Música Santa Cecília vai promover uma série de concertos clássicos no Teatro Reynaldo Chaves começando hoje, às 17h, com a pianista Patrícia Glatzl, com um programa com obras de Chopin entre outros compositores. A foto é de Paulo Lacerda.

    Mais um polo cervejeiro

    Foi instituído por lei o Polo Cervejeiro Artesanal da Região das Baixadas Litorâneas. O programa vai abranger os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. A sede principal do polo será em Silva Jardim. Falamos nisso, porque Petrópolis é a Capital Estadual da Cerveja e não está sabendo aproveitar o título.

    Dia dos Museus

    Hoje e amanhã, Dia dos Museus, o nosso Museu Imperial oferece entrada franca. Além de feira de troca de livros, entre as atrações, há também palestras, minicurso de aquarela, oficina criativa e contação de história e a exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”.  A programação completa está no site do Museu Imperial.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas