• Biden telefona para Netanyahu para enfatizar necessidade de acordo diplomático

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/out 21:02
    Por Dow Jones Newswire / Estadão

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discutiram a esperada retaliação militar israelense contra o Irã em sua primeira ligação em mais de um mês nesta quarta-feira, enquanto o governo americano tenta convencer seu aliado mais próximo do Oriente Médio a não atingir as instalações petrolíferas ou nucleares de Teerã.

    Biden reiterou seu “compromisso férreo com a segurança de Israel” e condenou o ataque de mísseis balísticos do Irã contra o território israelense na semana passada, disse um comunicado da Casa Branca. Uma autoridade de Israel disse que eles discutiram os planos de Israel de contra-atacar durante a ligação de meia hora.

    Mas nem os EUA nem Israel sinalizaram que os dois líderes chegaram a um acordo sobre o ataque planejado. “Eles concordaram em permanecer em contato próximo nos próximos dias”, disse o comunicado dos EUA.

    Biden enfatizou a necessidade de “um acordo diplomático” para permitir que os civis israelenses e libaneses desalojados pelos combates retornem às suas casas, disse a Casa Branca. Ele instou Israel a minimizar as baixas civis em ataques aéreos contra Beirute e discutiu “a necessidade urgente de renovar a diplomacia” para conseguir um cessar-fogo em Gaza.

    As autoridades dos EUA estão frustradas por terem sido, repetidamente, apanhadas de surpresa pelas ações militares de Israel em Gaza e no Líbano, e estão tentando evitar uma nova escalada.

    Últimas