• Biden promete investir US$ 100 mi para fortalecer relações com o sudeste asiático

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/10/2021 10:37
    Por André Marinho / Estadão

    Antes de reunião virtual com representantes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira (26), que o país planeja investir mais de US$ 100 milhões em ações que garantam o fortalecimento das relações com a região. “A Asean é essencial para a arquitetura regional do Indo-pacífico. Os EUA estão comprometidos com sua centralidade”, disse o líder americano, que também se comprometeu a trabalhar no avanço dos “interesses e valores compartilhados”.

    Biden argumentou ainda que todos os países devem atuar em condições justas e igualitárias, além de cumprir com as normas do Estado de direito. Embora não tenha citado a China nominalmente, os comentários ecoam críticas recorrentes de Washington a Pequim, em meio ao crescente antagonismo entre as duas maiores economias do planeta.

    O presidente democrata prometeu viajar à região para aprofundar os laços, mas não estabeleceu uma data. “Nossa cooperação só tem se tornado mais importante, enquanto buscamos lidar com os desafios que vão moldar o século”, destacou.

    A Asean é formada por Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

    Últimas