• Biden conversa por telefone com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/04/2021 14:07
    Por Dow Jones Newswires / Estadão

    O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, 2, em meio a uma iniciativa de Washington de expressar apoio a Kiev contra crescentes pressões militares da Rússia ao longo da fronteira ucraniana.

    A conversa entre os líderes, que durou cerca de 40 minutos, foi a primeira desde que Biden tomou posse, em janeiro, e deverá favorecer Zelensky, num momento em que críticos na Ucrânia questionavam porque o democrata parecia estar mantendo distância do presidente ucraniano.

    Com militares russos se mobilizando na fronteira da Ucrânia, a ligação de Biden é o último de uma série de esforços para demonstrar apoio a Kiev. Nesta semana, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o chefe do Estado Maior Conjunto, Mark Milley, conversaram por telefone com seus equivalentes ucranianos.

    Na segunda-feira, 29, o conselho de Segurança Nacional de Bide, Jake Sullivan, teve um diálogo telefônico com o chefe da Casa Civil de Zelensky, Andriy Yermak.

    Segundo a Casa Branca, Biden disse a Zelensky que apoia suas iniciativas de combate à corrupção. Eles também discutiram a pandemia de covid-19 e o fortalecimento da democracia na região. Fonte:

    Últimas